Mulheres vão comandar Gestão, Infraestrutura Urbana e Cultura

Kelen Chacon - Secretária de Cultura
Kelen Chacon - Secretária de Cultura - FOTO: Divulgação
Às vésperas de tomar posse como prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Pode) anunciou ontem pela manhã, de forma online, mais três secretárias para sua gestão.

A administradora de empresas com mestrado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, Flávia Goulart, foi apresentada como secretária de Gestão; a historiadora e funcionária pública, Kelen Chacon, para Cultura; e a engenheira eletricista, com experiência em gerenciamento e gestão de manutenção, Camila Souza, para Infraestrutura Urbana.

Flávia se aproximou do vereador Cunha por meio da Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade (Raps), em que os dois integram. A futura secretária já atuou na gestão pública no Rio de Janeiro, Minas Gerais e em São Paulo. Sua atuação profissional mais recente foi no Ministério da Economia.

Já a futura secretária de Cultura, Kelen, faz parte da atual gestão, na interligação da Pasta de Cultura com a de Educação. Também por esse motivo, Cunha se aproximou de Kelen e a escolheu como sua secretária. O prefeito eleito também anunciou que a Coordenadoria de Turismo, hoje sob o comando da Pasta de Cultura, será realocada para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Além de Camila para a Pasta de Infraestrutura Urbana, também foi apresentada a secretária-adjunta, Leila Alcântara. Até que a anexação das Pastas de Obras e Serviços Urbanos ocorra por meio da aprovação de um projeto de lei na Câmara, Camila ficará responsável por Serviços Urbanos e Leila por Obras. Camila é mogiana, formada na Universidade de Mogi das Cruzes, com experiência no setor público e privado. Leila possui experiência na Prefeitura de Mogi, atuando no Planejamento e Urbanismo e Obras.

Questionado sobre a definição dos nomes, tendo optado por alguns nomes que já atuam na administração, Cunha confessou que chegou a ser criticado quando anunciou a permanência de dois secretários: Henrique Naufel, na Saúde, e Claudio de Faria Rodrigues, em Planejamento e Urbanismo.

Segundo ele, é necessário que seja compreendido que a "renovação e inovação não necessariamente tem relação com começar do zero". "A cidade não pode ser tratada como um jogo de lados. Precisamos valorizar aqueles que já estão desempenhando um bom papel", explicou.

Durante a live para anúncio das secretárias, o prefeito eleito também falou sobre seus planos de promover a Coordenadoria de Habitação para Secretaria. Segundo ele, a diferença de custo na mudança é pequena, mas como uma Pasta, seria possível contrair benefícios e programas dos governos federal e estadual.

TABELA

Secretariado Caio Cunha
Agricultura Felipe Almeida.
Assuntos Jurídicos Sylvio Alckimin.
Cultura Kelen Chacon
Desenvolvimento Econômico Gabriel Bastianelli.
Desenvolvimento Social (antiga Assistência Social) Celeste Xavier.
Educação Rose Tonete.
Esporte Sem definição
Finanças Ricardo Abílio Rossi Cardoso.
Gabinete Lucas Nóbrega Porto.
Gestão Flávia Goulart
Governo Francisco Camargo.
Mobilidade Urbana Cristiane Ayres Contri.
Infraestrutura Urbana (junção de Obras e Serviços Urbanos) Camila Souza
Planejamento e Urbanismo Cláudio de Faria Rodrigues.
Saúde Henrique Naufel.
Segurança André Ikari.
Sustentabilidade e Inovação (será criada) Sem definição
Transparência e Participação (será criada) Sem definição

*A Secretaria de Verde e Meio Ambiente será extinta.

Deixe uma resposta

Comentários