Troca de presente impulsiona comércio no período pós-Natal

As comemorações de fim de ano rendem ao comércio outro tipo de movimento após as festas: a troca de presentes. O período pós-Natal é uma oportunidade para impulsionar as vendas, uma vez que o cliente, ao devolver a mercadoria para troca, acaba adquirindo novos produtos.

Em Mogi, as trocas mais frequentes tiveram início dois dias após a celebração do Natal. Foi o que explicou a vice-presidente da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), Fádua Sleiman. "Grande parte das trocas é de vestuário (roupas e calçados), eletroeletrônicos, cosméticos e eletrodomésticos. Diversas pessoas aproveitam a troca para adquirir também outras mercadorias, o que acaba gerando lucro aos lojistas".

Ainda de acordo com Fádua, a permanência do município na Fase Amarela do Plano São Paulo durante a semana anterior resultou em um crescimento das vendas superior a projeção de 3%. "Nós esperávamos que o comércio pudesse lucrar 3% a mais com as vendas do Natal e, felizmente, o ganho foi ainda maior. Muitos estabelecimentos conseguiram alcançar uma boa recuperação financeira", contou a representante da ACMC.

Apesar do decreto estadual n° 65.415/2020, que classificou todo o Estado de São Paulo, em caráter excepcional, na fase vermelha para o período no Natal e Ano Novo, a Prefeitura de Mogi optou por permanecer na Fase Amarela e manter os comércios abertos durante a comemoração natalina. A medida, apesar de contrariada por algumas pessoas, impulsionou a venda dos comércios e garantiu a troca de presentes no dia 25. Já entre os dias de 1º a 3 de janeiro, Mogi vai aderir ao decreto e voltar à Fase Vermelha do Plano São Paulo.

Neste período poderão funcionar, exclusivamente, as atividades e serviços considerados essenciais.

Sorteio

Os quatro ganhadores da campanha Natal Premiado 2020 da - Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC)foram conhecidos ontem, durante sorteio na praça Coronel Almeida. Os consumidores sorteados com smartphones foram Margarida Aparecida Rosa e Mitsuru Kikuchi, moradores do Jardim Camila e Mogi Moderno. Karina Castilho, da Vila Oliveira, ganhou uma smart TV 43' e Ana Paula Gimenez, residente na Vila Suíssa, foi presenteada com um notebook.

Os ganhadores foram sorteados em meio a mais de 163 mil cupons depositados pelos consumidores nas urnas.