CONTRACAPA

Tudo encaminhado

O vereador Otto Rezende (PSD) confirmou que há, de fato, uma grande chance de ele assumir a Presidência da Câmara em 2021. Em conversa com o Grupo Mogi News, Rezende informou que o apoio do PL e do PSDB representa a união da Câmara em torno das pautas que forem de interesse de Mogi e de todos os vereadores. As bancadas haviam se lançado como pretendentes ao cargo, mas desistiram para o primeiro ano do mandato.

Mesa diretiva

Ao que tudo indica, a mesa diretiva deve ser composta pelo presidente Otto Rezende; pelo primeiro vice, Iduigues Martins (PT); e pelos secretários José Luiz (PSDB) e Marcelo Braz do Sacolão (PSDB), na primeira e segunda secretaria, respectivamente. A coalizão dos partidos apoiará Rezende para a presidência do Legislativo em 2021, e deve indicar Pedro Komura (PSDB), em 2022, e Clodoaldo Moraes, em 2023.

Indefinição

Para o último ano do mandato, em 2024, ainda não há previsões de quem deve assumir o cargo. Marcos Furlan (DEM), que caminha para seu terceiro mandato, disse que há conversas para que ele assuma a Casa em algum dos anos, mas sem definições concretas acerca do tema. Desde que entrou na Câmara, o parlamentar ainda não assumiu o cargo mais alto do legislativo.

Desleixo

O manifesto contra a instalação do pedágio na rodovia Mogi-Dutra (SP-88) sequer chegou à Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e Mogi das Cruzes segue na incerteza sobre a implementação de praças de cobrança no local. Em esforços conjuntos com setores produtivos da região, a Prefeitura de Mogi emitiu uma série de ofícios contra o pedágio, que permanecem sem respostas. O mais recente foi encaminhado ao secretário Estadual Marco Vinholi, responsável pela Pasta de Desenvolvimento Regional, que confirmou o recebimento do documento em outubro e informou que endossaria o ofício, enviando o documento à Artesp, responsável pelo projeto de concessão da rodovia em conjunto com o lote do Litoral Paulista. A apuração da reportagem descobriu que o manifesto ainda não chegou nas mãos de representantes da Artesp.