Sem surpresa

Não foi surpresa nenhuma o resultado da eleição no Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que escolheu o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), como o presidente para a gestão de 2021.

Ashiushi não é um novato no consórcio. Ele já acumula, com a ascensão de ontem, a presidência do conselho de prefeitos pela terceira vez. Havia poucas opções, é verdade: além dele, o prefeito de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes (PL), e o de Guarulhos, Guti Costa (PSD), que são os únicos prefeitos que foram reeleitos em suas cidades.

Na reunião de ontem estiveram presentes os prefeitos eleitos Luís Camargo (Arujá), Priscila Gambale (Ferraz de Vasconcelos), Eduardo Boigues (Itaquaquecetuba) e Caio Cunha (Mogi das Cruzes), além do representante de Carlos Chinchila, de Santa Isabel.

Todos os novos prefeitos são novatos e é natural que primeiro entendam a dinâmica do Condemat, antes de concorrer à eventual presidência. E o primeiro desafio dos prefeitos eleitos já está garantido: conhecer e estruturar a máquina pública em suas cidades antes de partir para uma atuação regional.

O fato é que Ashiuchi, desde a eleição de outubro, na qual foi reeleito em primeiro turno com 77,8%, ou seja, mais de 110 mil votos, tem histórico que o gabaritaram para a eleição do Condemat. E ele pretende mostrar serviço, tanto que está preocupado com a situação das vacinas contra a pandemia do novo coronavírus e vai registrar um protocolo de intenção de compras de 300 mil doses do imunizante para 150 mil moradores do Alto Tietê.

Isso ainda é muito pouco e representa apenas 5% da população da região, mas já demonstra pelo menos que o novo presidente está atento a estas questões e preocupado com a saúde da população do Alto Tietê. Estatística divulgada pelo próprio Condemat sobre as mortes na região apontaram que, em cinco dias de 2021, já tivemos nove mortes pela doença.

Que tenha um excelente mandato, lute e brigue pela região que carece de uma atuação regional política muito mais atuante para angariar recursos e investimentos para as cidades da região. Que ajude a somar forças com os deputados e toda a classe política. Boa sorte ao presidente eleito do Condemat.

Deixe uma resposta

Comentários