Rodrigo Ashiuchi é escolhido para presidente do Condemat

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), foi escolhido ontem para assumir o comando do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). A reunião para a escolha e a solenidade de posse aconteceram no Centro Municipal de Formação Pedagógica de Mogi das Cruzes (Cemforpe), no bairro Novo Mogilar.

A escolha contou com a participação dos prefeitos e representantes das 12 cidades que compõem a região do Condemat: Suzano, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Arujá, Guarulhos, Guararema, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Santa Branca.

O mandato, com duração de um ano com possibilidade de recondução ao cargo por mais um ano, estabelece as ações coordenadas entre os municípios do Consórcio, definidos em câmaras técnicas que abrangem setores como saúde, educação, turismo, segurança pública, agricultura, desenvolvimento econômico, sustentabilidade, entre outros eixos programáticos.

Para a Mesa Diretora do Condemat no ano de 2021, além de Ashiuchi no comando, foram definidos como integrantes Eduardo Boigues (Itaquaquecetuba) como vice-presidente, Caio Cunha (Mogi das Cruzes) como 1º Tesoureiro, Luís Camargo (Arujá) como 2º tesoureiro, Guti Costa (Guarulhos) como Secretário e José Luis Freire (Guararema) como presidente do Conselho Fiscal.

Para o exercício de 2021, Ashiuchi definiu o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus como a principal tarefa a ser desempenhada pelos prefeitos da região. Para tal, destacam-se como ações iniciais a assinatura do protocolo de intenções do Condemat para a compra de 300 mil doses da vacina CoronaVac em parceria com o Instituto Butantan, voltadas para formar uma reserva técnica e imunizar profissionais da Saúde Pública e da Segurança Pública (bombeiros, policiais, guardas civis municipais) no Alto Tietê.

Outra prioridade no começo da nova gestão do Condemat é a assinatura do pedido conjunto ao governo do Estado para a disponibilização de 80 vagas de leitos de enfermaria no Hospital das Clínicas de Suzano, e 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, localizado no distrito de Jundiapeba em Mogi das Cruzes. As novas vagas visam reduzir o impacto sobre a rede pública de Saúde, como o caso da lotação esgotada de leitos de UTI no Hospital Regional Luzia de Pinho Melo, que é centro de referência na região.

Em seu discruso, Ashiuchi agradeceu pela confiança depositada para seu novo mandato à frente do consórcio e reforçou sua importância para os mais de 3 milhões de moradores do Alto Tietê. "O Condemat é um dos consórcios mais atuantes no Estado de São Paulo e do país, com uma estrutura muito bem organizada e atuante, que realiza um trabalho de grande relevância e que gera grandes frutos a cada uma de suas gestões. É um conselho apartidário, que visa o bem estar de todos e é unido, onde todos trabalham em conjunto para nossa região", explicou.

DEPUTADOS PROMETEM TRABALHAR EM CONJUNTO

Representantes do Alto Tietê na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal prestigiaram a posse da nova composição do Condemat e colocaram-se à disposição para auxiliar os gestores públicos nos desafios que terão em 2021 como um todo.

O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), o chefe de gabinete Coronel Felício Kamiyama (representando a deputada federal Kátia Sastre-PL) e o deputado estadual André do Prado (PL) prestigiaram a posse do novo Condemat. 

Convidado a falar durante a posse da nova composição do consórcio intermunicipal, Marco Bertaiolli ressaltou a responsabilidade dos gestores públicos com os mais de 3 milhões de moradores da região, e reforçou a importância do trabalho conjunto dos municípios para fazer valer sua voz e vez nas decisões do governo do Estado e na esfera federal.

No que ressaltou como "o ano mais difícil que os prefeitos irão enfrentar em mais de 20 anos" devido ao contexto econômico abalado pela pandemia do novo Coronavírus, Bertaiolli desejou paciência e discernimento na tomada de decisões ao longo do ano. "Sejam minuciosos tanto na escolha quanto no registro de suas decisões, pois o que farão hoje repercutirá por anos", afirmou.

Por sua vez, André do Prado reafirmou a importância do discernimento nas decisões dos gestores públicos e sua responsabilidade com o bem comum. "A Administração Pública é um grande desafio, com grandes pressões e responsabilidades. Tenham paciência nos próximos quatro anos, e tenham uma dedicação total ao próximo", concluiu. (A.D.)

Deixe uma resposta

Comentários