Desafios do mandato

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), iniciou o seu terceiro mandato como presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) com uma boa notícia: a assinatura de uma carta de intenções com o Instituto Butantan para a compra de 300 mil doses de uma vacina contra o coronavírus para a região. Mesmo que o lote represente apenas uma pequena cobertura da população, a iniciativa da entidade merece a aprovação. Afinal, em tempos de pandemia, retorno dos casos de contaminação e de mortes pela doença e a concorrência pelas vacinas, é preciso sair na frente.

No momento em que cresce no país a expectativa pela vacinação, que já foi iniciada em várias nações pelo mundo, o Ministério da Saúde ainda não definiu um cronograma razoável de ações, principalmente pela postura pouco recomendada do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que continua trilhando o caminho negacionista diante da Covid-19. Por mais que tenha desmentido o seu objetivo de transformar um grave caso de saúde em disputa política, Bolsonaro não tem como fugir dessa responsabilidade.

Assim, prefeitos e governadores tomaram a frente das ações. Em São Paulo, o governador João Doria (PSDB), principal antagonista de Bolsonaro, tem centrado esforços, desde o meio do ano passado, na aquisição da vacina contra o coronavírus, e mantém a sua promessa de iniciar a imunização no dia 25 de janeiro, data em que se comemora o aniversário da cidade de São Paulo. Ontem, em reunião virtual com os prefeitos eleitos, Doria pediu prioridade no combate ao coronavírus e respeito às restrições previstas no Plano São Paulo.

O Condemat, como órgão representante de 12 municípios na região, tem força suficiente para exercer a sua autonomia e deve ser rápido na tomada de decisões urgentes. Ao iniciar o mandato de 2021, Rodrigo Ashiuchi tem plena consciência da importância de um planejamento imediato para o Alto Tietê enfrentar a crise sanitária. Com o protocolo de intenção para a aquisição das vacinas, o primeiro passo foi dado.

Deixe uma resposta

Comentários