Mais de 200 placas de propaganda são retiradas

A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana removeu 230 placas de propaganda irregular de vias públicas de Suzano. O trabalho foi realizado nos últimos dias nos bairros Cidade Edson, Jardim Suzano, Jardim Casa Branca e Chácara Sete Cruzes. A ação, que tem o objetivo de garantir mais visibilidade a pedestres e motoristas, ocorre concomitantemente aos demais serviços da pasta.

A fixação irregular de placas, cartazes, faixas e adesivos ao longo da via pública compromete a segurança viária. Principalmente porque esses artigos podem inibir a visibilidade da sinalização de trânsito, causando confusão a pedestres e, principalmente, aos motoristas. Por isso o trabalho de limpeza da poluição visual é tão importante.

De acordo com o secretário Claudinei Galo, o serviço visa cumprir as determinações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). "Atuamos por uma cidade cada vez melhor, mais limpa e segura. O artigo 81 prevê que, nas vias públicas e nos imóveis, é proibido colocar luzes, publicidade, inscrições, vegetação e mobiliário que possam gerar confusão, interferir na visibilidade da sinalização e comprometer a segurança do trânsito", explicou.

No entanto, é importante lembrar que a proibição não é absoluta, uma vez que a afixação de publicidade ou de quaisquer legendas ou símbolos ao longo das vias está condicionada à prévia aprovação do órgão ou entidade com circunscrição sobre a via, conforme estipula o artigo 83 do CTB.

"Essa fiscalização de irregularidades é um trabalho contínuo, que ocorre com outras ações".

Deixe uma resposta

Comentários