Suzano inova com aplicativo para manutenção de máquinas

A Suzano implantou uma das tecnologias mais modernas de mercado no manejo florestal, o aplicativo Smart Question. Com o dispositivo é possível diminuir o processo de obtenção dos registros de manutenção de máquinas de forma segura e eficaz, reduzindo o prazo de três a sete dias para apenas um.

O aplicativo trabalha de forma off-line. Os colaboradores podem preencher formulários na plataforma, armazenar dados internos e enviar para o servidor. Essas funções dão autonomia ao operador, pois o processo pode ser realizado de forma independente de conexão. A sincronização dos dados é realizada automaticamente, assim como os dados.

Antes o colaborador preenchia uma ficha de papel com dados para as manutenções no maquinário, que precisava ser levada até a sede do módulo no campo e outro funcionário digitava a informação no computador para ser processada e enviada para a central. Esse processo poderia levar algo até uma semana. Com o aplicativo, é possível reduzir o tempo em que a máquina precisa ficar parada trazendo ganhos para a operação.

A novidade foi desenvolvida em parceria com a empresa ENGDB (Engineering Digital Transformation Company). "O SmartQuestion é uma inovação digital no manejo florestal, com redução significativa de tempo entre a execução do reparo e a tomada de decisão a partir dos dados obtidos. Além disso, o programa consegue ser mais assertivo nas informações, porque ainda identifica e corrige as informações, caso seja necessário, para que a central receba corretamente", destacou Thales Costa Alves, consultor de Manutenção Florestal.