Enem será aplicado a 35,5 mil inscritos

Nível da prova será modificado para compensar perdas
Nível da prova será modificado para compensar perdas - FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Mais de 35,5 mil candidatos se inscreveram para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na cinco cidades mais populosas do Alto Tietê, que compõem o G5. Mesmo com as manifestações contrárias, a primeira etapa será aplicada neste domingo às 13 horas. Neste ano, os participantes deverão respeitar protocolos de segurança para conter a disseminação do novo coronavírus. Quem estiver com caso confirmado da doença, poderá solicitar reaplicação do teste em fevereiro.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do Enem, divulgou que 35.524 pessoas, distribuídas em Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Poá, se inscreveram para prestar o exame. Os candidatos concorrem por vagas em universidades públicas e particulares em todo o País.

Depois de um ano letivo em que muitos estudantes tiveram o ensino prejudicado devido à pandemia da Covid-19 e com a recente alta dos novos casos, manifestações solicitando um novo adiamento do teste foram promovidas em diversos locais. Mas, com decisão judicial favorável, o Inep manteve as datas.

O primeiro dia de provas será realizado neste domingo e a segunda fase no dia 24 de janeiro. Além de observar as regras tradicionais, como portar documento original com foto e caneta esferográfica de tinta preta, neste ano, os participantes deverão respeitar protocolos de biossegurança para evitar a propagação do vírus durante o exame.

O uso de máscaras será obrigatório durante o período de aplicação da prova. "O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca ou recusar-se, a respeitar os protocolos de proteção será eliminado do exame", disse o Inep em nota. A higienização com álcool em gel, disponibilizado na entrada das salas, também deverá ser observada.

Para os inscritos que foram acometidos com a Covid-19, será possível fazer o exame em outro dia, para evitar prejuízos aos participantes. Nesses casos, a condição deverá ser comunicada, por meio da Página do Participante, antes da aplicação do exame. Para os solicitantes, a prova será reaplicada nos dias 23 e 24 de fevereiro.

G5

Mogi das Cruzes foi a cidade da região com o maior número de inscritos. De acordo com o Inep, 12.534 candidatos prestarão o exame no município. Em seguida, está Suzano, com o segundo maior número de inscritos da região, 7.976.

Nos locais de prova de Itaquaquecetuba, até 6.425 candidatos deverão se deslocar para concorrer por uma vaga no ensino superior. Em Ferraz de Vasconcelos, o total informado pelo Inep é de 4.976, e, em Poá, 3.613 inscritos prestarão o Enem.

*Texto supervisionado pelo editor.

Deixe uma resposta

Comentários