Ciemp de Mogi das Cruzes promove 135 ações em 2020

A Central de Inteligência e Emergências Públicas de Mogi das Cruzes (Ciemp), criada em 2005, fechou o ano de 2020 com um saldo de 135 ações entre flagrantes e ocorrências, acidentes de trânsito, ações de fiscalização e assistência social. O sistema conta com 300 câmeras, entre fixas e de monitoramento, espalhadas pela cidade.

Segundo a Administração Municipal, ao longo do ano passado foram registradas na Ciemp 27 ocorrências criminais, atendidas pela Guarda Municipal e pela Polícia Militar. Tais ações levaram à detenção de 30 pessoas. Dentre as ocorrências criminais foram registrados casos de furto, roubo, vandalismo, pichação, tráfico de entorpecentes e tentativa de suicídio.

O sistema também permitiu a localização de quatro veículos e outros três objetos diversos, além do apoio para 26 acidentes de trânsito. Também auxiliou na fiscalização de comércio irregular, questões de trânsito, atendimento de assistência social, foram 80 ações viabilizadas pela central.

A Ciemp, criada em junho de 2005, funciona em tempo integral e congrega o monitoramento por câmeras, por sistema de alarmes, atendimento telefônico da Guarda Municipal, Defesa Civil e Departamento de Trânsito. Durante o período das chuvas, a central ajuda a monitorar áreas com risco potencial para alagamento e deslizamento de terra em parceria com a Defesa Civil. O acompanhamento das imagens é feito por uma equipe da Guarda Municipal e conta com um membro da Polícia Militar para facilitar o trabalho conjunto entre as corporações.

A Prefeitura de Mogi informa que atualmente o município conta com 128 câmeras de monitoramento em ruas, praças e espaços públicos, além de 172 câmeras fixas em prédios municipais, totalizando 300 equipamentos à disposição da municipalidade. As câmeras de monitoramento estão distribuídas no Distrito Sede, em Jundiapeba, Brás Cubas, César de Souza, Sabaúna e Quatinga.

Para a Secretaria Municipal de Segurança, a Ciemp desempenha um papel importante no sistema de segurança do município e o uso da tecnologia e de ferramentas de inovação é fundamental para melhorar a segurança da população. "Como em todos os setores da Prefeitura, a Secretaria de Segurança está realizando um diagnóstico do trabalho e da estrutura, em busca de melhorias que possam agregar no dia a dia operacional do setor. A intenção é fortalecer o trabalho de monitoramento, com a implantação de novas câmeras, a ampliação dos locais atendidos e a utilização de novas tecnologias", informou a Pasta.

Deixe uma resposta

Comentários