Documento do carro será 100% digital em 2021

Veículos registrados a partir de janeiro de 2021, novos ou usados, terão documentos digitais. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autorizou a digitalização do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CLRV), a medida entrou em vigor na primeira semana de janeiro e colocou fim ao documento impresso em papel moeda.

Por meio da resolução 809/2020, o Contran decidiu que para fins de fiscalização, o CRLV poderá ser apresentado na versão digital por meio dos aplicativos oficiais do Governo Federal ou na versão impressa em papel A4 branco comum. A medida vale para todos os veículos registrados a partir deste ano, zero km ou usados. Os antigos documentos do carro impresso, no tradicional papel moeda, continuarão valendo até o vencimento.

Para o bacharel em Direito, Rodrigo Lemes da Silva, especialista em Legislação e Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana, a digitalização trará celeridade aos processos. "A digitalização permitirá mais velocidade no acesso do documento. Com essa ferramenta o proprietário poderá imprimir o CRLV em sua própria residência, ou se preferir, poderá apresentar o documento de seu próprio celular ou tablet na hora que o agente da autoridade de trânsito solicitar para fiscalização", explicou.

O CRLV digital pode ser acessado pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para celulares Android e iOS, e não há necessidade de internet para apresentar o documento digital, caso o motorista se encontre em um local sem sinal. Para as pessoas que preferem a segurança do impresso, também é possível realizar a impressão do CRLV em papel A4 comum, branco. "A confirmação de veracidade do documento do veículo será efetuada por meio da leitura do QR Code, embutido no CRLV.", disse o especialista em Trânsito.

Para a expedição do documento é necessário acessar o aplicativo Carteira Digital Trânsito ou site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP) e seguir o passo a passo indicado pelo sistema.

*Texto supervisionado pelo editor.