Mais de 800 pessoas recebem a vacina contra o coronavírus

A Secretaria de Saúde de Suzano deu continuidade ontem à imunização contra o coronavírus (Covid-19). A ação, que se iniciou na noite de quarta-feira, com a vacinação de dez profissionais, chegou a outros 830 trabalhadores da linha de frente no combate à pandemia. As doses foram aplicadas nos próprios locais de trabalho dos servidores. A expectativa é de que a etapa siga até quarta-feira que vem.
Neste primeiro dia de vacinação, a CoronaVac chegou a 500 funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Suzano, 250 do Pronto-Socorro (PS) Municipal e 80 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "Estamos focados na imunização dos profissionais da urgência e emergência, conforme a quantidade de doses recebida. A Secretaria de Saúde está empenhada em garantir o acesso às doses o mais breve possível", explicou o chefe da Pasta, Pedro Ishi.
A expectativa é de que a ação siga durante o fim de semana. "Trabalhamos com o total de doses que chegaram até o momento, que são 2,8 mil. Os próximos servidores a receber o imunizante são os profissionais que atuam no Pronto-Atendimento (PA) Palmeiras, seguindo para os de demais unidades de saúde que prestam auxílio", ressaltou.
De acordo com o secretário, a prioridade agora é levar as doses para o maior número possível de profissionais da Saúde, sobretudo aqueles que atuam diretamente na linha de frente no combate à Covid-19. Quanto às pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), o lote recebido ainda não abrange este público.
Os primeiros
As dez primeiras pessoas imunizadas anteontem representam o público-alvo desta primeira etapa, que é de profissionais que tiveram a rotina de trabalho transformada pela pandemia do novo coronavírus. Geraldina Cristina Gabriel foi a primeira a receber a dose em Suzano. Servidora municipal há quatro anos, a enfermeira está à frente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. André Cano Garcia - Boa Vista, diariamente atendendo a dezenas de pacientes com sintomas da doença.
Já a enfermeira Sandra Maria Rodrigues de Almeida, do PS, perdeu o marido para a Covid-19. Mesmo diante do luto, ela retornou ao posto de trabalho, na linha de frente contra a pandemia.
Os outros profissionais do PS imunizados foram o técnico de enfermagem Anderson Aparecido da Silva, que atuou no Hospital de Quarentena, a ajudante de serviços gerais Rita de Cassia dos Santos Campos e o médico plantonista Roberto Viviani Marcondes, que também trabalha no Pronto-Atendimento (PA) de Palmeiras.
Também da unidade, a recepcionista Maria Madalena Pereira recebeu a dose representando todos os trabalhadores do setor administrativo da Saúde suzanense, assim como o motorista sanitarista Marcelo Gil, que transportou dezenas de pacientes.
Já entre os trabalhadores do Samu, foi escolhido o enfermeiro Jean Gois Costa da Silva recebeu a dose. E, por fim, representando todos os profissionais da atenção básica, foram imunizados a agente comunitária Léia Alves dos Santos e o técnico de enfermagem Reginaldo de Amorim, que há 15 anos atua na sala de vacinação da UBS Prefeito Alberto Nunes Martins (CS II).