Inscrições para o Encceja são prorrogadas até segunda-feira

Estudantes do Alto Tietê que não concluíram os estudos dentro da idade esperada, poderão se inscrever para prestar o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) até amanhã. As provas serão aplicadas no dia 25 de abril.
Podem se inscrever os alunos que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o diploma de Ensino Fundamental e 18 anos para o diploma do Ensino Médio.
O Encceja é um exame voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino e assim concluir os estudos para que possam dar continuidade à vida acadêmica.
O período de inscrição começou no dia 11. Aplicado de forma similar ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Encceja 2021 é uma iniciativa do governo federal. Também prorrogado em decorrência da pandemia de coronavírus (Covid-19), as provas que teriam ocorrido no ano passado, serão realizadas apenas neste ano.
O exame contém quatro provas objetivas, por nível de ensino, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha e uma proposta de redação. "Para ser aprovado, o participante tem que obter os pontos necessários em cada área do conhecimento e na redação, informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do teste.
"Se a pontuação necessária é alcançada, por exemplo, em apenas duas áreas, o participante pode receber a certificação em apenas essas duas áreas, e, no ano seguinte, tentar nas outras áreas de conhecimento", detalhou o Instituto
Neste ano, em razão da Covid-19, os participantes deverão observar regras de biossegurança para evitar a propagação do vírus. O uso de máscaras será obrigatório durante toda a aplicação da prova e aglomerações devem ser evitadas.
As provas do Encceja acontecerão no dia 25 de abril. As inscrições podem ser feitas na página oficial do Encceja http://enccejanacional.inep.gov.br/.