Saúde Funcional

Pronto! Finalizado 2020, estamos iniciando 2021. Realmente não foi fácil para o mundo viver o ano de 2020, afinal uma doença altamente contagiosa, desconhecida, invisível se alastrou em muitos lares sem pedir licença ou permissão. Atualmente parece estarmos prestes a sermos imunizados por vacinas distintas, ou seja, em cada localidade do mundo uma forma de vacina será aplicada, torcemos para que todas essas sejam benéficas para a humanidade.

A primeira delas é continuar com ações de prevenção, fazer higienização com álcool 70%, uso de mascarás de forma consciente e higiênica, cuidar da saúde pessoal, se atentar com sua imunidade pessoal fazendo uso de vitaminas, dormir bem, realizar atividades físicas.

Já sabemos que a Covid-19, deixa sequelas e, diante disso, e dos casos clínicos atendidos por pesquisadores de diferentes países, passou-se a chamar a atenção para a possibilidade de que, em parte dos casos, alguns sintomas podem persistir por longos períodos após o fim da fase aguda da doença.

Antes descrita como uma pneumonia um pouco mais grave que se manifestava na parcela de infectados com sintomas severos, hoje é considerada por profissionais da Saúde como uma enfermidade mais abrangente, capaz de desencadear um processo inflamatório generalizado, semelhante ao causado pela sepse. Sabemos que o órgão principal é o pulmão, mas já sabemos também que o vírus é capaz de infectar células de outros órgãos, como o coração, os rins e o sistema nervoso central. Os indicadores de sintomas remanescentes são inúmeros e variados.

Por isso, costumo dizer, estamos no início de tudo, devemos viver e conviver com essa realidade, mas sempre buscando estratégias para diminuir o número de mortes, número de contaminados e número de sequelas, tudo isso é possível intervir através da atenção básica de saúde de forma antecipada, afinal somente nos antecipando é que iremos vencer essa batalha. Muitos venceram 2020 e muitos ainda vencerão 2021, feliz ano novo a todos com muita saúde funcional.

Deixe uma resposta

Comentários