Citroën apresenta modelo para revolucionar os carros grandes

Para a  Citroën, o conforto do novo veículo será tamanho que a comparação ideal seria o mesmo que dirigir um tapete voador
Para a Citroën, o conforto do novo veículo será tamanho que a comparação ideal seria o mesmo que dirigir um tapete voador - FOTO: Fotoas: Citroën Communication

A Citroën acaba de revelar o C5 X, novo carro-chefe da marca que vem renovar o segmento dos automóveis grandes com uma silhueta original, que mescla sedã e station wagon, formando uma proposta inovadora na mais pura tradição dos icônicos modelos da Citroën. Essa silhueta que inaugura um novo gênero, disponível nas motorizações a gasolina ou híbrido recarregável, exprime modernidade, status e inovação, que constituem as expectativas mais fortes dos clientes, tanto nesse segmento quanto entre os SUVs.

O C5 X inova com a estreia mundial da suspensão ativa Citroën Advanced Comfort, reforçando ainda mais a impressão de viajar a bordo de um "tapete voador", um sentimento intimamente ligado à história da Citroën. Um verdadeiro convite à viagem, com um espaço interno que proporciona o conforto comprovado dos bancos Advanced Comfort e uma habitabilidade incomparável, especialmente para os passageiros dos bancos de trás. O porta-malas, com um volume de 545l e um acabamento esmerado, corresponde às expectativas dos amantes das station wagons. A versão híbrida recarregável, com o ë-Confort associado à condução do dia a dia em modo elétrico, amplifica a sensação de serenidade a bordo.

A sensação de bem-estar a bordo é multiplicada pelas tecnologias de ponta que facilitam a utilização do carro, como o extended Head Up Display, além de uma série de sistemas de auxílio à condução que reduzem a carga mental do condutor, tais como o Highway Driver Assist, ou a nova interface de comunicação e entretenimento dotada de uma tela central sensível ao toque de 12" HD, do reconhecimento de voz e de uma visualização de tela personalizada graças a widgets, como se estivesse utilizando um tablet.

"Com o C5 X, a Citroën ganha um veículo topo de linha ambicioso e agregador, uma verdadeira ferramenta de conquista para clientes cada vez mais propensos a partir à descoberta do mundo. Uma proposta audaciosa e inédita, que encarna plenamente todo o know-how da Citroën em matéria de inovação e bem-estar", afirma Vincent Cobée, CEO da Citroën

Vanguarda

À primeira vista, o C5 X suscita espanto e admiração em um segmento bastante tradicional, como o "D". Com um conceito forte e único no mercado, o C5 X naturalmente se posiciona como o novo modelo topo de linha da Citroën e se inspira, inclusive no nome, no CXperience Concept, revelado no Salão do Automóvel de Paris de 2016.

A silhueta do C5 X impressiona logo de cara: assertiva, solidamente assentada nas rodas, robusta e elegante. Renovando os códigos do segmento D, a silhueta é uma síntese de sedã com station wagon, mesclando também alguns elementos característicos dos SUV's. É uma silhueta nova, com foco específico na aerodinâmica.

O capô alongado, as linhas fluidas e aerodinâmicas, a linha de cintura elevada e a saliência acima das rodas lhe conferem distinção e dinamismo, além de remeterem a diferentes veículos que marcaram a história dos modelos topo de linha da Citroën. A tampa do porta-malas, outro elemento característico dos grandes modelos da Citroën, oferece toda a praticidade de uma station wagon, associada a uma abertura ampla e funcional, com um piso de carga baixo para uma utilização cotidiana, prática e simples. única, as linhas aerodinâmicas e a assinatura luminosa moderna fazem do modelo um autêntico Citroën, imediatamente reconhecível quando passa",

O Citroën C5 X está equipado com a suspensão Citroën Advanced Comfort, uma exclusividade da Citroën pensada para recriar o efeito de "tapete voador" dos modelos icônicos da marca, driblando todos os obstáculos, buracos, fendas, redutores de velocidade e outros remendos no asfalto. Na versão híbrida recarregável, o C5 X vai ainda mais longe em matéria de controle, com a suspensão ativa Citroën Advanced Comfort. O comando da suspensão, que oferece a opção entre três modos, melhora o desempenho dos Batentes Hidráulicos Progressivos®, afrouxando ainda mais as suspensões para "sobrevoar" a estrada e proporcionar uma eficiência muito maior, especialmente nas curvas.

O C5 X, disponível nas motorizações a combustão interna a gasolina ou híbrido recarregável, será comercializado no 2º semestre de 2021 na Europa.