Onix e Tracker agora vem com sistema de segurança integrado

Desde que novos elementos de segurança foram adicionados a uma maior gama de veículo, número de acidentes vem reduzindo
Desde que novos elementos de segurança foram adicionados a uma maior gama de veículo, número de acidentes vem reduzindo - FOTO: Fotos: GM Media

Os carros evoluem não só no que diz respeito ao design e à performance. Eles tornam-se mais seguros à medida que novas tecnologias são adicionadas, seja para melhorar a proteção aos ocupantes, seja para ajudar a reduzir falhas humanas, responsáveis por cerca de 90% dos acidentes de trânsito.

O que até recentemente era uma exclusividade de veículos premium, os sistemas avançados de segurança agora estão disponíveis também para modelos mais acessíveis e de grande volume, entre eles as novas gerações do Onix, Onix Plus e Tracker, da Chevrolet.

Estudo feito pelo instituto norte-americano IIHS (Insurance Institute for Highway Safety) aponta que os sistemas avançados de segurança são extremamente eficientes para mitigar ou mesmo prevenir acidentes. O alerta de colisão com o sistema de frenagem autônoma de emergência é capaz de evitar metade das colisões frontais de trânsito, enquanto o alerta de ponto de cego reduz em 23% a chance de acidentes com lesões, por exemplo.

Isso coincide com os dados coletados em São Paulo pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). De acordo com informações oficiais, a cidade mais movimentada do país viu o número de acidentes de trânsito cair 52% entre os anos de 2010 e 2019.

"Certamente as novas tecnologias de segurança têm um papel importante nessa redução", afirmou Gilvan Rossi, gerente de Segurança Veicular Integrada da GM América do Sul. "A tendência é que estes equipamentos se tornem cada vez mais acessíveis com o aumento de escala e o desenvolvimento da tecnologia", completa o especialista.

Os três modelos ditam tendência no quesito segurança, o que colaborou para que os recém-lançados sedã e SUV alcançassem a posição de veículos de passeio que mais cresceram em volume de vendas no mercado no ano passado.

Das 338.549 unidades comercializadas pela Chevrolet, marca líder no acumulado de 2020, aproximadamente 75 mil delas traziam o pacote mais completo - volume histórico.

"Segurança ganha cada vez mais relevância na decisão de compra do consumidor, tanto que hoje pouco mais de um terço das unidades emplacadas do Novo Tracker já contam com o pacote mais completo de equipamentos", observou Paulo Leandro Santos, gerente de Marketing de Produto da GM.

Já a recente chegada da nova geração do Onix representou um salto em termos de segurança em sua categoria. Foi o primeiro a trazer seis airbags além de aviso sonoro do cinto de segurança dianteiro e traseiro para todos os ocupantes, tudo como item de série. Controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em aclive e estrutura mais reforçada foram outras novidades do modelo, que recebeu nota máxima em testes de impacto.

Enquanto o Tracker inovou, por exemplo, no conjunto dos freios, que conta com diversos recursos, entre eles o assistente de frenagem para situações de perda de eficiência por aquecimento, o sistema de freio em curvas e o recurso que ajuda a manter a trajetória em frenagens em linha reta mesmo quando há diferenças de aderência no piso.

Conectividade

Novas tecnologias de conectividade também estão contribuindo para elevar a proteção aos ocupantes dos modelos Chevrolet. Uma das mais relevantes é o exclusivo sistema de telemática OnStar, que tem a segurança como principal pilar.

Um dos recursos é a resposta automática em caso de acidente. Funciona assim: com a deflagração dos airbags ou o acionamento do pré-tensionador do cinto, o veículo é capaz de enviar um sinal com sua localização para a Central de Atendimento OnStar, que avalia a situação e pode providenciar assistência ou resgate adequado.

A telemática também consegue identificar falhas em equipamentos de segurança do veículo e alertar o usuário por meio do myChevrolet app.

As novas gerações do Onix, Onix Plus e Tracker oferecem ainda itens que combinam conveniência e conforto com segurança. É o caso do acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular, do sensor de chuva com ajuste automático de intensidade e do retrovisor interno eletrocrômico.

Já faróis e lanternas de LED conferem até três vezes maior poder de iluminação que sistemas convencionais e tornam mais fácil a visualização do veículo por outros motoristas ou pedestres. No SUV, um inovador sistema de faróis dianteiros tipo projetor em LED com luz auxiliar amplia em 11% a área iluminada em manobras e curvas.

A lista de equipamentos da nova família de veículos da Chevrolet inclui ainda os sistemas de assistência para estacionamento. Existem os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com indicação gráfica no computador de bordo, a câmera de ré com linhas guias que projetam o esterçamento das rodas e o interessante Easy Park, um sistema semiautônomo de estacionamento que gira o volante sozinho para ajudar a posicionar o veículo mesmo em vagas consideradas apertadas.

A Chevrolet inovou ao oferecer veículos de passeio de fabricação regional com tecnologias avançadas de segurança.

Deixe uma resposta

Comentários