Governo de SP lança plataforma digital

Vacinas integrarão plano de imunização contra Covid
Vacinas integrarão plano de imunização contra Covid - FOTO: Divulgação/Governo de São Paulo

A Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), vinculada ao governo de São Paulo, disponibilizou uma plataforma interativa de consulta de dados sobre as 645 cidades do Estado. Trata-se do Seade Painel, que pode ser acessado por meio do link https://painel.seade.gov.br/municipios.

Todas as informações estão dispostas em painéis com gráficos, tabelas e mapas, e agrupados em cinco tópicos: População, Economia, Emprego, Saúde e Educação.
"Para os municípios, esses dados são extremamente relevantes, além de servirem como base de estudos, tanto escolar quanto para o expediente da administração pública. A plataforma é democrática, voltada para a utilização de todos os interessados, sendo ainda de fácil interação. A ferramenta garante que todas as informações são seguras e oportunamente atualizadas", observa o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, responsável pela interlocução do governo de São Paulo com as cidades.

No tema População, o Painel dos Municípios abarca dados sobre a população total das cidades, a densidade demográfica, a população por sexo e por faixa etária, o grau de urbanização e o número de habitantes por domicílio. Já no item Economia, há informações sobre o Produto Interno Bruto (PIB) municipal, o PIB per capita, a distribuição da riqueza material entre Indústria, Serviços e Agricultura, o valor das exportações e das importações, e a produção agropecuária local.

Elementos acerca da evolução do emprego formal das cidades e do rendimento médio, segundo o grau de escolaridade e o setor de atividade, também podem ser acessados no portal da Fundação Seade, na aba Emprego.

No campo Saúde, o internauta encontra o número de leitos hospitalares, de médicos e de enfermeiros que atuam em âmbito municipal, bem como o quantitativo do Sistema Único de Saúde (SUS) e do setor privado.
Na temática Educação, há conteúdo sobre matrículas das redes municipal, estadual e particular; além de taxa de ocupação em creche, pré-escola e ensino fundamental e médio. Números alcançados pelas cidades no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre os anos de 2015 e 2019 também são facilmente encontrados no site.

Para acessar o Seade Painel não há necessidade de cadastro. (E.C.)