Estoques de sangue em São Paulo estão em nível crítico

Estoques de sangue em São Paulo estão em nível crítico
Estoques de sangue em São Paulo estão em nível crítico FOTO:

O estoque de cinco tipos de sangue da Fundação Pró Sangue – Hemocentro de São Paulo chegou nesta quarta-feira (17) ao estado crítico: O positivo, O negativo, A positivo, A negativo e B negativo. Estado crítico significa que só há disponibilidade de fornecimento de sangue para, no máximo, mais um dia.

O sistema de agendamento online da fundação está com 90% das vagas livres. Com exceção do próximo sábado (20), que é o dia mais procurado e está com as vagas esgotadas, o doador pode escolher o melhor local e horário para realizar a doação nos demais dias.

Todos os postos de doação de sangue estão funcionando normalmente em razão de se tratar de serviço essencial. “A doação de sangue continua sendo segura. A Fundação segue rigorosamente todos os protocolos recomendados e mantém as boas práticas preventivas para o enfrentamento do coronavírus. No entanto, há um período de inaptidão para quem tomou a vacina contra a covid-19: 48 horas, no caso da CoronaVac; e de 7 dias, para a Oxford”, destacou a fundação em nota.

O agendamento online pode ser feito no site do Hemocentro. Os requisitos básicos para a doação podem ser vistos aqui. Informações podem ser obtidas também pelo telefone 11 4573 7800.

A Fundação Pró-Sangue está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina e é centro de referência da Organização Pan-Americana de Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mensalmente, coleta e processa cerca de 10 mil bolsas de sangue destinadas ao atendimento de cerca de 100 instituições públicas da rede estadual de saúde, entre elas o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo e o Hospital Dante Pazzanese.