90% da população adulta estará apta a tomar vacina

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, informou ontem em discurso, que 90% da população adulta do país estará apta a receber a vacina contra o coronavírus até 19 de abril. Segundo ele, o restante poderá começar a ser imunizada a partir de 1º de maio, conforme já havia sido anunciada anteriormente.

O democrata revelou também que o plano do governo é garantir que haja um local de vacinação a pelo menos cinco milhas (cerca de oito quilômetros) de pelo menos 90% dos americanos. De acordo com o presidente, nos últimos sábado e domingo, 10 milhões de pessoas foram vacinadas nos EUA e, até o fim desta semana, 75% dos adultos acima de 60 terão recebido pelo menos uma dose.

Biden, no entanto, alertou para o risco de retrocessos na campanha de vacinação, caso os cidadãos não sigam as diretrizes de distanciamento social. Ele ressaltou que, só esta semana, serão enviados 33 milhões de doses aos Estados, que também vão receber assistência financeira para melhorar o acesso. "A guerra contra a Covid-19 ainda não acabou", advertiu, acrescentando que reiterou pedidos para que governadores mantenham a obrigação do uso de máscaras.

Pacote

Porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki informou que Biden, vai divulgar o pacote de investimentos em infraestrutura, além do plano para financiar o projeto, na próxima quarta-feira.

Sem confirmar como o governo pretende pagar pelo novo pacote de apoio fiscal, Psaki disse que a proposta traz a "oportunidade de rebalancear" o sistema tributário do país, que está defasado.

O governo vai revelar apenas a primeira parte do pacote nesta semana, e investimentos voltados a serviços essenciais como o sistema de saúde e cuidados infantis serão lançados em abril. (E.C.)