Feriado será de tempo bom na maior parte do país

Cal??da Praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro
Cal??da Praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro - FOTO: Tomaz Silva/Agência Brasil

O feriado de Independência do Brasil será de tempo bom, sem chuva, na maior parte do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta terça-feira (7), as possibilidades de pancadas de chuva e trovoadas ficam restritas a parte do Rio Grande do Sul e da Região Norte.

O Centro-Oeste, que está em um período de seca, terá sol forte e poucas nuvens durante a manhã, com névoa seca em Goiás, e sobretudo no Distrito Federal. À tarde, a concentração de nuvens aumenta em Mato Grosso, mas não há previsão de chuva.

O feriado na Região Sudeste terá muitas nuvens e possibilidades de chuva isolada no litoral do Rio de Janeiro e São Paulo no período da manhã. No interior desses estados e em Minas Gerais e no Espírito Santo, o clima é mais seco, sem previsão de chuva. À tarde, toda a região apresenta nuvens, mas sem previsão de chuva.

No Nordeste do país há possibilidade de chuva no nordeste da Bahia e nos litorais de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco e da Paraíba. No interior desses estados e nos demais da região, não há previsão de chuva. À tarde, muitas nuvens aparecem em grande parte da região, mas sem chuva.

Na parte da manhã, a Região Norte terá muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Acre e em parte do Amazonas. No restante do estado, como em Manaus, capital amazonense, muitas nuvens e chance de chuva isolada; da mesma forma em Rondônia, Roraima e parte do Pará. No restante da região, nuvens sem chuva. À tarde, o tempo fica mais úmido, com mais chances de chuva em Rondônia e Roraima e em todo o Amazonas.

A Região Sul terá, na manhã de terça-feira, chuvas e trovoadas isoladas no Rio Grande do Sul e chuvas isoladas em Santa Catarina e no litoral do Paraná. À tarde, a região fica mais propensa a chuvas e trovoadas, sobretudo no extremo sul.