Terra Firme: PF deflagra operação contra tráfico de pessoas

Abertura da 5ª Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, na Rodoviária Interestadual de Brasília.
Abertura da 5ª Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, na Rodoviária Interestadual de Brasília. - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou hoje (14) a Operação Terra Firme, com o objetivo de reprimir a promoção da saída ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. Dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, estão sendo cumpridos nas cidades mineiras de Governador Valadares e Conselheiro Pena.

Segundo a PF, as investigações tiveram início em 2021, “após a abordagem de um veículo que transportava diversos documentos referentes à atividade criminosa em andamento e ao envolvimento de diversas pessoas na promoção de migração ilegal”.  

Durante as investigações, foi constatado que suspeitos de promoverem a migração ilícita “recebiam valores das vítimas e aceitavam como garantia de pagamento notas promissórias, veículos e até eletrodomésticos”.  Durante as ações foram encontrados e apreendidos aparelhos celulares, veículos e bens ofertados por vítimas, como forma de pagamento pela promessa de ingresso em território estrangeiro de forma irregular.

A Operação Terra Firme decorre de um acordo de cooperação policial internacional contra o tráfico de pessoas.