Enfrentando o machismo, a banda prova que a união das mulheres as torna mais fortes e a música mais rica
Em apresentação amanhã, Jazzmin's traz a musicalidade feminina e criativa - FOTO: Rogério Vieira/Reprodução
A Jazzmin's Big Band foi a primeira Big Band brasileira composta unicamente por mulheres. Amanhã, a partir das 20 horas, elas se apresentam no Sesc Mogi das Cruzes. Com 17 integrantes, a banda surgiu em 2018 em São Paulo e já tem dois projetos, "Quando te Vejo", primeiro CD lançado em 2021, e "Feminina", novo projeto, unindo influências de música popular brasileira, música clássica e jazz.
O grupo surgiu das observações de Lis de Carvalho e Paula Valente, professoras da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), sobre o papel da mulher na música clássica e popular. "Observando a realidade das estudantes de música, de falta de espaço, nos colocou em contato com muitas mulheres e influenciou nesse desejo de criar um espaço", contou Lis, que também é pianista.
"Nesse projeto 'Feminina', a gente está procurando valorizar a mulher compositora, valorizar também as mulheres arranjadoras. Temos uma ótima arranjadora no grupo que é a Gê Côrtes. A gente toca dois arranjos dela", explicou Lis. A Jazzmin's sempre teve preocupação com a diversidade e representatividade feminina, valorizando também artistas mulheres, com parcerias com compositoras.
De acordo com Lis, "o cenário das Big Bands antes da Jazzmin's tinha 0% de representatividade feminina". Ela também afirmou que, mesmo na música popular a desproporção de mulheres também era grave, mas a representatividade tem melhorado gradualmente. "Depois da Jazzmin's esse cenário já mudou. A gente já consegue ver a presença feminina em algumas Big Bands", conta.
Sobre reação do público, Lis disse ter recebido depoimentos emocionados de muitas mulheres. "Nas primeiras apresentações algumas mulheres vieram falar com a gente chorando, com a emoção de assistir a 17 mulheres fazendo um trabalho musical".
Apesar de receber apoio, a banda ainda enfrenta resistência. "Tem gente que visivelmente não aprecia o trabalho e nem ouve direito, já tem uma negação, e é em relação à mulher na música, especialmente a mulher que toca instrumentos de sopro", explicou Lis, enfatizando que na música clássica ainda existe a crença de que alguns instrumentos são masculinos.
"Há comentários maliciosos, já fomos chamadas de a Big Band das cotas de forma irônica", revelou. O comentário se refere ao fato da banda incluir musicistas de diferentes estilos, idades, gêneros musicais e, por ser, uma banda feminina.
Segundo a pianista existem muitos desafios para as mulheres na música clássica. "Quando a gente pensa, por exemplo, em mulheres compositoras, elas são muito pouco tocadas no repertório de música clássica, nas salas de concerto, pelas grandes orquestras". Outros desafios ligados ao gênero, incluem a falta de espaço em orquestras para mulheres instrumentistas e na regência. Mas ela se mantém positiva com relação ao futuro da mulher na música, aconselhando ainda que as jovens musicistas não desistam e procurem fortalecimento em coletivos femininos.
Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê
(11) 4735-8000
editor@moginews.com.br
editor@jornaldat.com.br
aline.portalnews@moginews.com.br
Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes
© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.