22
Internacional

Presidente russo visita o Irã nesta terça-feira

Agência Brasil
19/07/2022 às 11:53
 Sputnik/Andrey Gorshkov/Kremlin via REUTERS

Russian President Vladimir Putin chairs a meeting with members of the Security Council via a video link at the Novo-Ogaryovo state residence outside Moscow, Russia March 3, 2022. Sputnik/Andrey Gorshkov/Kremlin via REUTERS ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY.. - FOTO: Sputnik/Andrey Gorshkov/Kremlin via REUTERS

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, visita Teerã nesta terça-feira (19) para conversar com o líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, na primeira viagem do líder do Kremlin fora do território russo desde a invasão da Ucrânia por Moscou, em 24 de fevereiro.

Em Teerã, Putin também realizará sua primeira reunião presencial, desde a invasão, com um líder de um país-membro da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), o turco Tayyip Erdogan, para discutir um acordo que visa permitir a retomada das exportações de grãos da Ucrânia no Mar Negro, bem como a paz na Síria.

A viagem de Putin, que ocorre poucos dias depois que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, visitou Israel e a Arábia Saudita, envia uma forte mensagem ao Ocidente sobre os planos de Moscou de estreitar laços estratégicos com Irã, China e Índia diante das sanções ocidentais.

"O contato com Khamenei é muito importante", disse Yuri Ushakov, assessor de política externa de Putin, a repórteres em Moscou. "Um diálogo de confiança se desenvolveu entre eles sobre as questões mais importantes da agenda bilateral e internacional."

"Na maioria das questões, nossas posições são próximas ou idênticas", disse o assessor.

Para o Irã, também irritado com as sanções econômicas ocidentais e em desacordo com os Estados Unidos sobre o programa nuclear de Teerã e uma série de outras questões, a visita de Putin é oportuna.

Seus líderes clericais estão ansiosos para fortalecer as relações estratégicas com a Rússia diante de um emergente bloco árabe-israelense do Golfo, apoiado pelos EUA.

"Considerando a evolução dos laços geopolíticos após a guerra na Ucrânia, Teerã tenta garantir o apoio de Moscou em seu confronto com Washington e seus aliados regionais", disse uma autoridade graduada do Irã que pediu para não ser identificada.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Quem Somos

Fundado por Paschoal Thomeu – circulou em 22 de novembro de 1975. Em 1992, o administrador de empresas e publicitário Sidney Antonio de Moraes adquiriu a marca e relançou o jornal em 27 de outubro. O projeto foi ganhando força e, em 23 de abril de 1997, o jornal, até então preto-e-branco e veiculado apenas uma vez por semana, passou a circular colorido e bissemanalmente. Em 18 de maio do mesmo ano, a circulação foi ampliada para trissemanal e, finalmente, em 21 de junho de 1997 concretizou-se o lançamento do Mogi News diário. São inúmeras ações que, aliadas à qualidade editorial e gráfica, consagram o Mogi News como o jornal mais lido e respeitado do Alto Tietê

Entre em contato:

(11) 4735-8000
[email protected]
[email protected]
[email protected]

Av: Japão, 46 - sala 06 - Vila Ipiranga - Centro - Mogi das Cruzes

© 2022 Todos Os Direitos Reservados Ao Portal News