Com o encerramento do primeiro mês das novas gestões municipais da região, o Grupo Mogi News buscou saber as principais atividades já exercidas pelas Prefeituras das cidades de Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Poá Ao que tudo indica, ao menos neste primeiro mês as ações mais relevantes foram focadas na Saúde, Infraestrutura, Segurança e Finanças.
Após ter vencido mais uma eleição para prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL) tem mantido o foco nas ações de combate ao coronavírus (Covid-19). As atenções, segundo o Executivo municipal, devem continuar voltadas com destaque para o enfrentamento da doença. Ashiuchi conquistou novamente os votos dos suzanenses e segue como prefeito do município pela segunda vez consecutiva, com ampla margem de votos.
Já o primeiro mês de mandato do novo prefeito de Itaquá, o Eduardo Boigues (PP), foi marcado por intervenções da Saúde, Segurança e Infraestrutura. Ainda neste mês foi criada a Guarda Ambiental; a base da Guarda Civil Municipal (GCM) no Caiuby; obras de saneamento básico no Marengo Baixo tiveram início e o bairro Recanto Mônica ganhou um novo asfalto. Além disso, o combate aos aterros clandestinos e pancadões também tem sido colocado em prática pela nova gestão.
As primeiras ações da nova gestão da Prefeitura de Poá nestes primeiros 30 dias de mandato foram voltadas à reorganização do município, principalmente na questão financeira, visto que a prefeita Marcia Bin (PSDB) assumiu a cidade com uma projeção de déficit nas contas públicas para 2021 de R$ 77,5 milhões. Por este motivo, ainda neste ano a gestão decretou Calamidade Pública (7.731/2021), que estabelece medidas de contingenciamento e para o enfrentamento da Covid-19.
Por fim, a nova prefeita de Ferraz, Priscila Gambale (PSD), utilizou este primeiro mês do mandato para estudar e analisar os projetos já existentes na Prefeitura. Os planejamentos considerados como viáveis pela nova gestão municipal devem receber continuidade e, nos demais assuntos, serão acrescentadas novas ideias.