Imunização de idosos a partir de 90 anos começa segunda

Foram aplicadas 1.780 doses nos trabalhadores da saúde atuantes no município
Foram aplicadas 1.780 doses nos trabalhadores da saúde atuantes no município - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Os idosos com 90 anos ou mais são o público-alvo da próxima etapa da campanha de imunização contra o coronavírus (Covid-19) em Suzano. A vacinação deste grupo se inicia segunda-feira, na Arena Suzano, com a oferta do atendimento no local e também no sistema drive-thru.

Já na terça-feira, a ação será ampliada para a região norte e para o distrito de Palmeiras, com pontos de vacinação no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Alberto de Sousa Candido e na Escola Municipal (EM) Odário Ferreira da Silva, respectivamente.

Para o primeiro dia de vacinação dos idosos com idade a partir de 90 anos, a Secretaria Municipal de Saúde se prepara para oferecer a dose nas instalações da arena e em sistema drive-thru no Parque Municipal Max Feffer localizado na avenida Senador Roberto Simonsen, 90 no bairro Jardim Imperador. A ação se inicia às 9 horas e vai até as 17 horas, sendo exigida a apresentação de um documento original com foto e comprovante de residência em Suzano. Para imunização, a Pasta pede que os moradores esteja com um acompanhante.

Os idosos que possuem dificuldades de locomoção poderão ser vacinados dentro do carro particular. O local contará com sinalização e funcionários de apoio que deverão orientar os motoristas ao portão de acesso. A dose também será aplicada no público que comparecer sem o auxílio de carro, por meio de senhas e acomodação dentro do ginásio, respeitando o distanciamento mínimo exigido.

De acordo com a Pasta, a previsão é de que o sistema drive-thru ocorra apenas no primeiro dia de vacinação. Já a partir de terça-feira, também das 9 às 17 horas, o objetivo será ampliar a campanha com pontos de imunização no CEU Alberto de Sousa Candido, que fica no número 570 da rua Teruo Nishikawa, no bairro Jardim Gardênia Azul, e na EM Odário Ferreira da Silva, abrigada na rua Valdir Dicieri, 305, no bairro Jardim Belém, em Palmeiras.

"Nossa missão é garantir a dose para os idosos da região norte e do distrito de Palmeiras. Por isso, estudamos espaços que atendam à necessidade do momento, sendo lugares amplos e de fácil acesso para a maioria dos moradores da área. Para tanto, também será necessária a apresentação de documento original com foto e comprovante de residência em Suzano", afirmou o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi.

A expectativa é de que a ação se estenda ao longo da semana, alçando o maior número possível de pessoas dentro da faixa etária estimada. De acordo com a secretaria, com base em campanhas de imunização anteriores, são esperados cerca de 900 idosos com idade acima de 90 anos. As doses separadas para a missão fazem parte do terceiro lote da CoronaVac.

Desde o dia 20 de janeiro, quando a Secretaria Municipal de Saúde vacinou a primeira suzanense, pelo menos 5.297 pessoas já foram imunizadas na cidade. Só ontem, 1.780 doses foram aplicadas, contemplando todos os trabalhadores da saúde atuantes no município.

Para tanto, foi exigido um cadastramento prévio em formulário online. A força-tarefa garantiu a dose aos trabalhadores.