Suzano vacina quase 400 idosos no primeiro dia de campanha

Suzano promoveu a vacinação de 11.519 pessoas
Suzano promoveu a vacinação de 11.519 pessoas - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

O primeiro dia de vacinação dos idosos em Suzano contemplou 399 pessoas com idade acima de 90 anos. A ação foi realizada ontem em sistema drive-thru no Parque Municipal Max Feffer e com aplicação dentro da Arena Suzano. Já a partir de hoje, a campanha será estendida para o distrito de Palmeiras e para a região norte da cidade, a fim de possibilitar a imunização do público-alvo residente nessas áreas. Para receber a dose, o suzanense deve apresentar documento original com foto e comprovante de residência da cidade, além de contar com pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br.

O suzanense Julio Cesar Kowalski, de 101 anos, foi o primeiro idoso a receber a dose da vacina contra a Covid-19 nesta etapa, que contempla as pessoas com mais de 90 anos de idade. Ao lado da filha Joseli Rita Maria Kowalski Sei, Julio se adentrou à Arena Suzano, agradeceu o empenho das equipes de Saúde e elogiou a estrutura oferecida pela prefeitura.

"Meu pai é uma pessoa bastante ativa, passou a vida toda pedalando bicicleta. Mas, agora, com a pandemia, passou a ficar só em casa. Tem sido um grande desafio para todos nós. Hoje agradecemos a Deus pela oportunidade, estamos muito confiantes e emocionados. Parabéns à Prefeitura de Suzano, que tem proporcionado o acesso à vacina com muita segurança e organização", comemorou a filha Joseli.

Já para a família de Joana Nunes Vieira, moradora do Jardim Realce, de 93 anos, o sentimento é de alívio. "Trouxe minha mãe para participar do drive-thru assim que soube da vacinação dos idosos com mais de 90 anos. Esse é um momento muito aguardado, um verdadeiro alívio para nós. A vacinação tem ocorrido de maneira ágil e ordenada", agradeceu a dentista Márcia Regina Vieira, filha de Joana.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), e o vice-prefeito Walmir Pinto acompanharam os trabalhos na Arena ao lado do secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi. "São histórias como as do senhor Julio e da dona Joana que nos motivam a avançar. Juntos, escrevemos um novo capítulo na cidade e superamos os desafios. Se Deus quiser, estamos prestes a virar página rumo ao fim da pandemia. Agradeço a confiança da população e mais uma vez todo o empenho das equipes de Saúde", reforçou Ashiuchi.

O presidente da Câmara Municipal, Leandro Alves de Faria (PL), e os vereadores Rogério Castilho (PSB), Max Eleno Benedito (Pode), Nelson dos Santos (PL), Marcio de Souza (PL), Artur Takayama (PL), Jaime Siunte (PSDB), Marcel da Silva (PTB) e José Oliveira Lima (PDT) também estiveram presentes no local.

Ampliação

Para hoje, a previsão é de que a campanha siga da maneira tradicional, por meio de senhas e acomodação individual dentro da Arena, respeitando o distanciamento mínimo exigido. Esse tipo de atendimento também será o modelo adotado nos polos de vacinação organizados no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Alberto de Sousa Candido (rua Teruo Nishikawa, 570, Jardim Gardênia Azul) e na Escola Municipal (EM) Odário Ferreira da Silva (rua Valdir Dicieri, 305, Jardim Belém), que serão referência para os moradores da região norte e do distrito de Palmeiras, respectivamente.

Vale lembrar que, nesta semana, a imunização é voltada exclusivamente aos idosos com mais de 90 anos, que devem apresentar documento original com foto e comprovante de residência em Suzano, além de contar com pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br.

Ainda nesta semana, a Saúde deve se concentrar na segunda etapa da imunização dos acamados cadastrados no programa "Melhor em Casa". A operação deve ocorrer amanhã com a visita da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad). Os familiares dos demais acamados que não fazem parte do programa devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS).