Vacinação para idosos acima dos 80 anos começa amanhã

Idosos devem procurar um dos 3 polos de vacinação
Idosos devem procurar um dos 3 polos de vacinação - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

A Secretaria de Saúde de Suzano vai dar início amanhã à imunização dos idosos com mais de 80 anos, na campanha de vacinação contra o coronavírus (Covid-19). Para tanto, a Pasta disponibiliza três polos de atendimento, sendo um na área central, um na região norte e outro no distrito de Palmeiras. No ato, serão exigidos documento original com foto e comprovante de endereço.

Segundo o secretário Pedro Ishi, 493 idosos com mais de 90 anos foram imunizados até o final de ontem, o que representa 57% do público-alvo estimado inicialmente pelo governo do Estado. Também já receberam as doses 6.123 profissionais da saúde e 14 suzanenses acamados. O total, até o momento, é de 6.856 pessoas vacinadas. "Agora, vamos entrar em uma nova fase, com as pessoas com mais de 80 anos. Para esse público, estimamos imunizar cerca de 3 mil suzanenses", destacou.

Para tanto, a prefeitura solicita que o idoso com mais de 80 anos procure nestas quinta e sexta-feira, das 9 às 17 horas, o polo mais próximo de sua residência, tendo como referência a Arena Suzano aos que vivem na região central e no centro-expandido; o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Sousa Candido, que fica na rua Teruo Nishikawa, 570, Jardim Gardênia Azul, para quem mora na região norte; e a Escola Municipal (EM) Odário Ferreira da Silva, na rua Valdir Dicieri, 305, no Jardim Belém, para quem é do distrito de Palmeiras, na região sul.

Além de apresentar documento original com foto e comprovante de endereço, a Pasta pede para que o futuro imunizado esteja com um pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br. "Esse pré-cadastro vai garantir mais agilidade no atendimento, uma vez que teremos todas as informações à disposição dos nossos técnicos na hora da imunização", esclareceu Ishi.

O secretário informou ainda que hoje os polos passarão por desinfecção e, portanto, não haverá imunização. "É importante lembrar que o vírus continua circulando e que temos uma grande movimentação, inclusive com os acompanhantes dos idosos que ainda não se vacinaram. Por isso, estamos realizando a limpeza e a desinfecção das três unidades, a fim de garantir mais segurança a todos", detalhou.

Apesar do trabalho de limpeza, a Secretaria Municipal de Saúde continuará nesta quarta-feira com o atendimento às pessoas acamadas, cadastradas no programa "Melhor em Casa". A operação deve ocorrer com a visita da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad). Os familiares dos demais acamados que não fazem parte do programa devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para preencher uma filipeta e assim entrar para a lista de vacinação, viabilizada por meio da Vigilância Epidemiológica.

Novas doses

A cidade recebeu ontem mais 3.899 doses da CoronaVac, que é o imunizante do Instituto Butantan. O novo lote será destinado para os idosos com mais de 80 anos e também para a segunda dose dos profissionais da saúde já para a próxima semana.

"Em Suzano, começamos a imunização em 20 de janeiro. Naquela mesma semana, continuamos com a vacinação nos profissionais da saúde. Desta forma, tínhamos 28 dias para realizar a segunda aplicação. Por isso, já no começo da semana que vem, garantiremos com esse novo lote o fechamento do ciclo, com a segunda vacina", relembrou o secretário.

Balanço

Até a última atualização, Suzano já havia imunizado 6.856 pessoas. Do total de aplicação, 6.117 são profissionais da saúde, 14 acamados e 232 idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs).

Já neste segundo dia de vacinação de imunização das pessoas com mais de 90 anos, 94 suzanenses foram contemplados. Ao todo, o município já contabiliza 493 doses aplicadas no público desta faixa etária, que é o grupo prioritário da vez.