Administrações atuam para evitar aglomeração

Higienização é realizada regularmente nos ônibus
Higienização é realizada regularmente nos ônibus - FOTO: Mogi News/Arquivo

Para tentar reduzir as contaminações da Covid-19 decorrentes das aglomerações dentro do transporte público, as prefeituras da região promoveram diversas ações, como vistorias, higienização e controle de veículos. Parte do dia a dia dos trabalhadores, as lotações acabaram se tornando uma constante contradição aos apelos pelo distanciamento. Agora, com a pandemia alcançando seu primeiro ano, as administrações de Mogi das Cruzes e Suzano ressaltam as atividades de fiscalização implementadas no transporte municipal.

Indicado como comportamento essencial desde o início da pandemia, o distanciamento social raramente foi praticado adequadamente no transporte público. Mesmo nos momentos mais críticos, durante a primeira e a segunda ondas de novos casos, os trabalhadores tiveram de se sujeitar a coletivos quase sempre lotados para o próprio deslocamento.

Para reduzir esses impactos, a Secretaria de Transportes de Mogi informou que realizou ações pontuais de reforço nas linhas e horários ao longo da pandemia. A Prefeitura também reforçará, a partir da próxima semana, a fiscalização das empresas concessionárias do transporte municipal - CS Brasil e Princesa do Norte. A administração confirmou que ambas empresas continuam fornecendo o álcool em gel dentro dos veículos. A disponibilização gratuita do item tornou-se obrigatória por lei na cidade no ano passado.

Em Suzano, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana explicou que existe um departamento específico responsável por realizar a fiscalização rotineira dos coletivos. "Por meio dessa ação é verificada justamente a demanda a fim de tomar as providências para se adequar a frota. Da mesma forma, na fiscalização, é verificado constantemente o cumprimento dos protocolos sanitários que a secretaria orienta à empresa responsável, como o uso constante de máscara por parte de funcionários e usuários do transporte público e o distanciamento social entre as pessoas", explicou a Prefeitura suzanense.

CPTM

Atendendo as duas cidades por meio da Linha 11 - Coral, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) comunicou que promove, desde o surgimento da pandemia, a Operação Monitorada. A atividade é avaliada ininterruptamente, sobretudo em horários de pico e, quando constatada a necessidade, mais trens são dispostos para melhor acomodação de passageiros.

A companhia também determinou intensificação de medidas de higienização das composições, veículos e estações, com ampliação da frequência de limpeza de assentos, pisos, corrimãos e maçanetas, com álcool 70% ou solução de água sanitária.

*Texto supervisionado pelo editor.

Deixe uma resposta

Comentários