Vacinação aos maiores de 80 começa hoje

A Secretaria de Saúde de Suzano concluiu ontem a segunda etapa da vacinação voltada às pessoas acamadas e seus cuidadores. Ao todo, os 32 acamados vinculados ao programa "Melhor em Casa" receberam a visita da Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad). Hoje e amanhã, o foco será a imunização dos idosos com 80 anos ou mais.

De acordo com a Pasta, a ação domiciliar desta quarta-feira imunizou 18 acamados e 28 cuidadores. A partir de hoje, os familiares dos demais acamados, que não fazem parte do programa "Melhor em Casa", devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou de Saúde da Família (USF) para entrar para a lista de vacinação. A ideia é garantir a dose ao acamado e a seu cuidador principal.

Já a etapa de imunização dos idosos com idade a partir de 80 anos será executada hoje e amanhã, das 9 às 17 horas, nos três polos de vacinação contra o coronavírus (Covid-19) em Suzano: Arena Suzano, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Alberto de Sousa Candido, que fica na rua Teruo Nishikawa, 570, Jardim Gardênia Azul, e na Escola Municipal (EM) Odário Ferreira da Silva, na rua Valdir Dicieri, 305, Jardim Belém/Palmeiras.

Para participar da campanha, o idoso deverá procurar o polo mais próximo de sua casa e apresentar documento original com foto e CPF, comprovante de endereço em Suzano e providenciar o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br. A expectativa é de que 3 mil doses sejam aplicadas nesta fase.

"Agora é a vez das pessoas com mais de 80 anos. Pedimos a colaboração dos familiares para que se atentem ao calendário, auxiliando os idosos, principalmente no cadastro do site 'Vacina Já'", disse o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi.