Em 1º dia, Suzano vacina mais de 1,8 mil pessoas acima de 80

Na Arena Suzano, imunização pôde ser feita por meio do sistema drive-thru
Na Arena Suzano, imunização pôde ser feita por meio do sistema drive-thru - FOTO: Wanderley Costa/Secop

A campanha de vacinação contra o coronavírus (Covid-19) foi marcada ontem pela imunização de 1.817 suzanenses com mais de 80 anos. A ação ocorreu simultaneamente em três polos da cidade, sendo um na região central, um na zona norte e outro no distrito de Palmeiras. Devido à alta procura, a Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacinação será retomada apenas com a chegada de um novo lote.

Com início às 9 horas, as equipes de imunização se posicionaram na Arena Suzano, com aplicação no próprio local e também no sistema drive-thru. No espaço, 214 profissionais da saúde receberam o imunizante e 1.365 idosos com mais de 80 anos. Já no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) do Jardim Gardênia, que abrange os moradores da região norte, foram 233 vacinados.

Na Escola Municipal (EM) Odário Ferreira da Silva, que atende o distrito de Palmeiras, 219 idosos compareceram na unidade para receber a vacina. "Ao todo, 2.031 pessoas foram contempladas hoje, superando nossas expectativas. Devido à alta procura, vamos cessar as atividades e retomar com a chegada de novas doses", explicou o titular da Pasta, Pedro Ishi.

Ainda segundo o secretário, Suzano contava com o estoque da CoronaVac, que é o imunizante do Instituto Butantan, para aplicação nos idosos. "Chegaram na última terça-feira, dia 9 de fevereiro, 3.899 novas vacinas. Desse número, reservamos 2,8 mil para a segunda dose nos profissionais da saúde, que já haviam recebido o imunizante em janeiro. Desta forma, com o estoque que já tínhamos, pudemos hoje realizar essa ação beneficiando mais de 2 mil suzanenses", declarou.

A secretaria, agora, aguarda o envio de um novo lote. "Com a vinda de novas doses, poderemos dar continuidade à vacinação dos moradores com mais de 80 anos. Estamos esperando o anúncio por parte do governo do Estado para assim concluir a imunização desse público, que é estimado em 3 mil", informou.

Desde o início da campanha, Suzano já imunizou 8.933 pessoas, sendo 6.359 profissionais da saúde, 232 residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), 32 acamados, 2.310 suzanenses com mais de 80 anos.

"Estamos focados para imunizar o máximo de pessoas que se enquadram nos grupos prioritários. Nossas equipes da prefeitura não têm medido esforços para promover da melhor forma possível a campanha de vacinação", concluiu.

Campanha em Poá

A Secretaria de Saúde de Poá iniciará na segunda-feira a vacinação dos idosos com idade igual ou superior a 80 anos. A imunização será feita na Associação Reino da Garotada, localizada na rua São Francisco, nº 168, no bairro Biritiba, em sistema drive-thru. Ontem, 226 profissionais da rede municipal de saúde receberam a segunda dose da vacina.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, os idosos devem apresentar documento com foto e CPF, além de comprovante de endereço próprio ou de algum familiar ou responsável. "Temos ainda 1,3 mil doses para a primeira aplicação voltada à população idosa do município e, por isso, estamos conseguindo adiantar o cronograma enviado pelo Governo do Estado", destacou o diretor do departamento, Leonardo Barbosa Garcia.