Instituições particulares para idosos são autuadas em Mogi

300 mil doses podem ser adquiridas pelo Condemat
300 mil doses podem ser adquiridas pelo Condemat - FOTO: Divulgação/PMMC

O Departamento de Vigilância em Saúde de Mogi das Cruzes interditou nesta semana uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) no Alto Ipiranga. O estabelecimento particular estava com a documentação irregular e não atendia às exigências técnicas como classificação dos idosos e a presença de profissionais necessários para os cuidados.

Os responsáveis têm até amanhã para cumprir a determinação e encaminhar os abrigados às suas famílias. No total, são 13 idosos de diversas idades. A instituição havia solicitado vacina contra a Covid-19 mas, diante das irregularidades e da ausência de um responsável técnico, as famílias foram orientadas a providenciar as imunizações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de acordo com as faixas etárias liberadas pelo governo do Estado de São Paulo.

Os idosos acamados podem ser atendidos na vacinação domiciliar, basta solicitar o cadastro por meio do telefone 4798-6768.

Uma outra instituição particular foi parcialmente interditada. Na primeira vistoria, as autoridades sanitárias solicitaram adequações para atendimento seguro aos idosos mas, em nova visita, constataram que as mudanças necessárias não foram realizadas.

A entidade atende seis idosos e, até que sejam efetuadas as melhorias, não poderá receber novos pacientes. A instituição fica no centro de Mogi das Cruzes e conta com responsável técnico, o que possibilitou a liberação da vacina contra a Covid-19 para os idosos.

Desde o final de janeiro, quando Mogi recebeu o primeiro lote de vacina contra o novo coronavírus, Instituições de Longa Permanência para Idosos, públicas e privadas, estão recebendo a vacina para imunização de seus pacientes e funcionários nos próprios locais. No total, são 15 estabelecimentos que atendem 224 idosos e contam com 318 colaboradores. Todos já receberam a primeira dose, com exceção dos idosos que se encontram com alguma enfermidade. Neste caso, a dose é aplicada após a melhora. Os idosos abrigados fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra o novo coronavírus em todo o país.

Vacinados

No sábado passado, o município começou a vacinação dos idosos da população em geral, iniciando com os de mais idade. Em uma semana, a vacina contra a Covid-19 já foi aplicada em 2.617 idosos com 85 anos ou mais. A dose continuará disponível de segunda a sexta-feira nos postos de saúde, das 8 às 16h30, enquanto houver estoque. Novas inclusões serão informadas de acordo com orientações e liberações do governo do Estado.