11 mil alunos participam de avaliação virtual

Em menos de dois dias, uma média de 11 mil alunos das escolas municipais de Mogi das Cruzes, que estão cursando do 1º ao 9º ano do Ensino Médio, já realizaram a avaliação APRENDI por meio da plataforma Simulados. A prova foi disponibilizada na quinta-feira passada e a adesão foi atingida até ontem, por volta das 16 horas.

Até a data final de realização das avaliações, no dia 19 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação espera que uma média de 27 mil estudantes respondam ao caderno de questões disponibilizado virtualmente.

O principal objetivo é identificar, no contexto da pandemia do coronavírus as aprendizagens construídas no ensino remoto em 2020, quando o modelo foi necessário para a continuidade das aulas. Além disso, a Secretaria Municipal de Educação levantará estes dados e informações para o replanejamento de ações junto às escolas. Isto, no sentido de garantir mais equidade e atender ao Parecer no 5/20, do Conselho Nacional de Educação (CNE), que aponta para a importância de identificar o desenvolvimento em relação aos objetivos de aprendizagem e habilidades durante as atividades pedagógicas não presenciais.

Ainda de acordo com a Prefeitura, as avaliações são de Língua Portuguesa e Matemática, contendo: dez questões de cada componente para os estudantes de 1º e 2º anos; dez questões de cada componente para os estudantes de 3º ao 5º anos e 15 questões de cada componente para os estudantes de 6º ao 9º anos.

O acesso pode ser feito por meio do link https://simulados.sme-mogidascruzes.sp.gov.br/v2/index.php ou por meio do aplicativo disponível na Play Store.

Os pais e responsáveis terão acesso a tutoriais em PDF e vídeo para auxiliar no acesso à plataforma. Para as turmas de 6º ao 9º ano do Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia, a avaliação foi elaborada pela equipe da unidade escolar. Em casos de dúvidas, os pais e responsáveis devem procurar a unidade escolar.