Secretaria segue rotina de cuidados na aplicação

Denúncias de falsa aplicação da vacina contra a Covid-19 registradas nos Estados de Goiás, Alagoas e Rio de Janeiro repercutem de forma negativa nas redes sociais e geram desconforto entre idosos, familiares e profissionais de saúde em todo o país. Para garantir a transparência do processo, a Secretaria Municipal de Saúde mantém uma rotina de orientação e cuidados nas salas de vacinação.

Mogi das Cruzes recebeu três formas diferentes da vacina - monodoses da CoronaVac, multidoses da CoronaVac e multidoses da Oxford/AstraZeneca. "Cada uma possui particularidades na aplicação e no aprazamento da segunda dose", explicou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.

A CoronaVac, desenvolvida pela fabricante chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, veio em maior quantidade, com cerca de 17 mil vacinas recebidas até o momento, entre primeira e segunda doses. A versão monodose é unitária, ou seja, o paciente recebe 0,5 ml do imunizante e o frasco é descartado em seguida.

Já a versão multidoses possui quantidade suficiente para cerca de dez aplicações de 0,5 ml cada. Neste caso, o profissional aspira o líquido em uma nova seringa a cada aplicação e o conteúdo total deve ser utilizado em até oito horas. Nos dois casos, o prazo para aplicação da segunda dose é de 21 a 28 dias e a data de retorno é a anotada a lápis no cartão de vacinação.

Embora em pequena quantidade, Mogi também recebeu a vacina desenvolvida pelo laboratório britânico AstraZeneca com a universidade de Oxford, em parceria com a Fiocruz. A versão desse imunizante é multidoses, com cerca de dez aplicações por frasco, e prazo de uso em até seis horas. A dose a ser aplicada também é de 0,5 ml. A diferença está no prazo para aplicação da segunda dose, que é de três meses.

As duas vacinas são administradas via intramuscular e devem ser armazenadas entre 2°C e 8°C. O frasco precisa ser mantido sob refrigeração até o momento da aplicação e, na sequência, a seringa precisa ser descartada.

Deixe uma resposta

Comentários