Profissionais da Saúde acima de 35 anos iniciam vacinação

Caso estoque não termine, imunização atenderá profissionais acima de 30 anos
Caso estoque não termine, imunização atenderá profissionais acima de 30 anos - FOTO: Rovena Rosa/Agência Brasil

Profissionais da área médica que atuam em Mogi das Cruzes com 35 anos ou mais podem tomar a vacina contra a Covid-19 hoje nas unidades de saúde do Alto do Ipiranga ou Vila Natal. Amanhã, se ainda houver estoque, serão atendidos os trabalhadores com 30 anos ou mais. A decisão foi tomada ontem pela Secretaria de Saúde, após o balanço diário da vacinação.

A ampliação dos grupos de faixa etária desta parcela da população será possível porque a Prefeitura está conseguindo administrar o estoque recebido do governo do Estado e que é específico para os profissionais da área - o município ainda não recebeu doses suplementares.

Para receber a dose, o trabalhador deve apresentar um comprovante de atuação presencial em estabelecimento de saúde humana, como clínicas, ambulatórios e laboratórios, com endereço na cidade. Outros documentos necessários são RG e CPF.

A população-alvo também pode fazer o pré-cadastro no site Vacina Já, do governo do Estado, para antecipar o registro dos dados. O preenchimento não é obrigatório, mas contribui para agilizar a campanha em todo o Estado de São Paulo.

Plano de vacinação

A Prefeitura de Mogi também informou ontem que aguarda a notificação oficial da Justiça para o encaminhamento de informações sobre o plano de vacinação executado na cidade. O pedido foi feito na segunda-feira e o município terá até dez dias para atender os questionamentos.

O pedido foi feito pelo juiz Bruno Machado Miano, da Vara da Fazenda Pública de Mogi das Cruzes, atendendo a uma solicitação de dois munícipes. O pedido encaminhado ao Executivo dá um prazo até o próximo dia 25 para que a Secretaria Municipal de Saúde informe mais detalhes sobre o plano de imunização contra a Covid-19 realizado no município desde meados de janeiro, como o número de doses recebidas, quantas foram aplicadas, quantas estão disponíveis, quantas doses e quais grupos receberão as vacinas na segunda etapa da campanha de imunização.

A Prefeitura informou por nota que ainda não recebeu oficialmente a notificação. "Mas, tão logo isso ocorra, prestará todas as informações solicitadas dentro dos prazos legais", concluiu.

A Secretaria Municipal de Saúde deu início ao processo de vacinação no dia 20 de janeiro, com a chegada dos primeiros lotes para a região do Alto Tietê. Desde então, 14.321 pessoas entre profissionais da Saúde da linha de frente no combate à pandemia, idosos acima de 85 anos e pessoas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis) receberam atendimento preferencial.

Os idosos acima de 85 anos receberam doses nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Vila Natal (rua Coronel Cardoso Siqueira, 2.650) e Alto do Ipiranga (rua Capitão Joaquim de Melo Freire, 700), além de um drive-thru montado temporariamente no Centro Cívico, que foi desativado após a ampla procura nos postos por parte da população.

Desde o início da pandemia da Covid-19, Mogi das Cruzes registrou 695 óbitos e 16.363 casos positivos da doença. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid é de 67,3%, segundo informações da Secretaria de Saúde.

Deixe uma resposta

Comentários