Drenagem passa por manutenção

Objetivo da ação foi dar maior vazão à água da chuva e evitar os alagamentos
Objetivo da ação foi dar maior vazão à água da chuva e evitar os alagamentos - FOTO: PMMC/Divulgação

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Mogi das Cruzes acaba de finalizar um trabalho de substituição de grelhas e bocas de leão em Jundiapeba. Os serviços, que servem para aumentar a capacidade do sistema de drenagem e, com isso, minimizar a ocorrência de enchentes e alagamentos, compreendeu a troca de 55 unidades e a manutenção de dois metros de guias.

Os trabalhos foram feitos em 12 ruas no total, porém a maioria foi atendida em diferentes pontos. É o caso, por exemplo, da rua Augusto Regueiro, que teve troca de grelhas na altura dos números 2, 360, bem como nas esquinas com as ruas Haiti e Líbano. O mesmo ocorreu na rua Dolores de Aquino, que foi atendida nas esquinas com as ruas Guatemala, José da Silva Barreto, José de Deus dos Santos Fidalgo e na altura dos números 1229 e 983.

As demais vias contempladas pelas melhorias foram: João de Souza Franco (dois pontos), Lourenço de Souza Franco (esquina com a Presidente Altino Arantes), Manoel Fernandes (dois pontos), Pedro Paulo dos Santos (2 pontos), Professora Lucinda Bastos (3 pontos), Manoel de Freitas Garcia, Ricardo Rodrigues de Souza, Benedito dos Santos, Alfredo Crestana e José da Silva Barreto.

Com esse trabalho, a secretaria conseguiu zerar as demandas em aberto referentes à substituição de grelhas em Jundiapeba. As unidades antes apresentavam risco de acidentes, além de proporcionar a entrada de detritos no sistema de drenagem, o que gera entupimentos e, por consequência, favorece a ocorrência de alagamentos.

Os trabalhos foram executados pelo Departamento de Operações do Sistema de Drenagem Urbana e Rural, dotado de equipes que desenvolvem diariamente trabalhos para a melhoria do sistema de drenagem e de prevenção a enchentes em diversos pontos da cidade.