Brigada vistoria 153 escolas

Trabalho vem sendo realizado por 26 profissionais
Trabalho vem sendo realizado por 26 profissionais - FOTO: Divulgação/PMMC

A equipe da Brigada da Pandemia na Educação vistoriou, nos últimos 20 dias, 153 escolas e creches da rede municipal de Mogi das Cruzes. O trabalho, realizado por 26 profissionais de diferentes departamentos, segue com um checklist rigoroso da aplicação do protocolo sanitário nas escolas. Deverão ser atendidas as 212 unidades até o final do mês.

O grupo tem orientado as equipes quanto ao cumprimento dos pontos estabelecidos pelo protocolo sanitário. "Este trabalho de vistoria é importante para avaliarmos a adequação das escolas para um possível retorno presencial", disse a secretária de Educação, Rose Tonete.

Divididos em duplas, os profissionais seguem um checklist, construído coletivamente pelos membros da brigada, que avalia desde o portão de acesso dos alunos, pátio, refeitório, salas de aula, sala de professores, biblioteca, bebedouro, corredores, banheiros, elevadores, quadra e também a averiguação de um espaço dedicado para casos suspeitos. As escolas particulares que atendem educação infantil foram vistoriadas no início deste mês.

"Estamos conhecendo as escolas e a realidade de cada unidade e, com isso, adequando as escolas de acordo com o checklist, considerando sempre as necessidades e possibilidades de cada escola", observou Fernanda Tiemi Takumi, auxiliar de Apoio Administrativo, que faz dupla com Edilene Martins Gomes, auxiliar de desenvolvimento da Educação, ambas do DOP/Pró-Escolar.

O foco das equipes tem sido a adequação das escolas para um retorno seguro para todos. "Toda a equipe compartilhando o mesmo sentimento é motivador e continua sendo a cada vistoria, onde hoje percebemos o trabalho gerando frutos. As escolas estão iniciando a retomada de suas atividades para alcançarmos um novo horizonte sem perder a responsabilidade do hoje", observou Wesler Mattos, eletricista da equipe de manutenção da Secretaria de Educação.