Para cada caso ativo na cidade, Mogi já vacinou 4,36 pessoas

Cidades reiniciaram vacinação nesta semana
Cidades reiniciaram vacinação nesta semana - FOTO: Divulgação

Até o final da tarde de ontem, a cidade de Mogi das Cruzes havia aplicado mais de 18,4 mil doses da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), sendo 15.382 da primeira dose e 3.024 da segunda.

O total da primeira imunização está próximo da quantidade de casos positivos registrados no município desde o início da pandemia, que é de 16.438, e corresponde a 4,36 pessoas vacinadas para cada caso ativo (3.526) registrado pela Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com dados disponíveis no site da Prefeitura, atualizados pela última vez às 17h30 de ontem. Os casos ativos equivalem à subtração de 12.206 pessoas já curadas e de 706 que evoluíram a óbito.

Dos moradores da cidade que já receberam a dose, 11,8 mil são de trabalhadores da Saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19, 3,4 mil de idosos acima de 85 anos e sete de povos indígenas.

Na proporção do número de vacinados em relação à população atual, Mogi das Cruzes possui uma taxa de 3,39% de seus moradores a receber pelo menos uma das duas doses da vacina contra o coronavírus. O número coloca o município próximo da média estadual de imunizados que, até ontem, era de 3,59%.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento o município não recebeu a confirmação das autoridades estaduais ou federais do envio de novas doses da vacina contra a Covid-19. "No entanto, aguardamos novas orientações ainda nesta semana", informou a Pasta por meio de nota.

O município de Mogi das Cruzes, dentre os cinco maiores da região do Alto Tietê, é o que apresenta o maior número de casos ativos, segundo levantamento do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). Em segundo lugar vem Ferraz de Vasconcelos, com 3.104 - sendo 50 deles nos últimos 15 dias de acordo com a administração municipal. Na sequência estão Poá, com 2.186 casos ativos; Suzano com 1.776 e, em quinto lugar, Itaquaquecetuba com 1.042. Os dez municípios do Alto Tietê atualmente, contam com 12.274 casos ativos para Covid-19.

Segundo o governo do Estado divulgou em entrevista coletiva realizada na tarde de ontem, está prevista para o final desta semana a entrega de mais 3,9 milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac, ao Ministério da Saúde para municiar o Programa Nacional de Imunização (PNI). No portal VacinaJá, a Secretaria de Estado da Saúde aponta que já foram aplicadas 2,1 milhões de unidades da vacina, sendo que 1,6 milhão estão na primeira dose e as demais para a aplicação de reforço.

Deixe uma resposta

Comentários