Apenas 2,77% da população do G5 recebe a primeira dose

Poucos mais de 39 doses foram aplicadas nas 5 cidades mais populosas da região
Poucos mais de 39 doses foram aplicadas nas 5 cidades mais populosas da região - FOTO: Irineu Junior/Secop Suzano

As cidades de Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos, em média, possuem 2,77% de suas populações vacinadas contra o coronavírus (Covid-19). É o que apontam os dados apresentados pelas Secretarias Municipais de Saúde, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e o governo do Estado de São Paulo.

O cálculo leva em consideração o número de doses aplicadas na primeira etapa da campanha de imunização contra o novo coronavírus e a população geral de cada cidade, tendo como base o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2020. Na somatória das cinco cidades mais populosas da região, foram aplicadas 39.053 doses para a primeira rodada, abrangendo profissionais da saúde na linha de frente do combate à pandemia, idosos internados em casas de repouso e asilos, indígenas e homens e mulheres nas faixas etárias de 85 a 89 anos e com mais de 90 anos.

A cidade que aplicou o maior número de vacinas na primeira etapa foi Mogi das Cruzes, com 15.300 doses, sendo destas aproximadamente 11,8 mil para trabalhadores da saúde, 3,4 mil para idosos e sete de povos indígenas. Para uma população de 450 mil habitantes, a média é de 3,39%.

Suzano, a terceira maior cidade em território do Alto Tietê em população (300.559), registrou 3,06% de seus moradores imunizados, com um total de 9.211 pessoas que receberam a primeira dose.

A cidade com a maior proporção habitacional de imunizados é Poá, com 3,49% de moradores com pelo menos uma das doses da vacina. Até o fechamento desta reportagem, o município havia aplicado 4.142 doses em seus moradores, de um total de 118 mil habitantes. Ferraz de Vasconcelos, por sua vez, possui 2,47% de moradores imunizados, com 4.867 doses de um total de 196 mil habitantes.

Já a cidade com a menor porcentagem de sua população coberta é Itaquaquecetuba, que vacinou 5.533 pessoas de um total de 375.011 habitantes, representando 1,47% de cobertura vacinal.

No total, as cinco maiores cidades do Alto Tietê possuem no momento 11.634 casos ativos, que é o número de pacientes com exame positivo desde o início da pandemia e que não receberam alta ou faleceram.

Questionadas, as secretarias de Saúde do G5 do Alto Tietê informaram que aguardam o envio de novos lotes de vacina do governo do Estado para até o final desta semana. Em alguns municípios, como ocorre nas cidades de Suzano e Poá, a vacinação foi suspensa para novos públicos.

Novo lote

Segundo o governo do Estado, divulgado em entrevista coletiva na tarde de ontem, está previsto para o final desta semana a entrega mais 3,9 milhões de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac, ao Ministério da Saúde para o Programa Nacional de Imunização (PNI). No portal "VacinaJá", a Secretaria de Estado da Saúde aponta que já foram aplicadas 2,1 milhões de unidades da vacina, sendo que 1,6 milhão está na primeira dose, e as demais para a aplicação de reforço.

Deixe uma resposta

Comentários