Secretaria de Saúde apresenta balanço de atividades de 2020

O secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, apresentou ontem no auditório da Câmara Municipal, o balanço das principais atividades e atendimentos de saúde realizados no terceiro e último quadrimestre de 2020. A prestação de contas da Saúde foi comandada pelo vereador José Francimário Vieira de Macedo (PL), o Farofa, que preside a Comissão de Saúde, Zoonoses e Bem-estar Animal.

Na audiência, o secretário apresentou dados referentes a gastos, investimentos, controle de doenças, números de procedimentos clínicos e cirúrgicos, protocolo e enfretamento à Covid-19.

Nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, por exemplo, as unidades de saúde promoveram 480.861 atendimentos de atenção primária, entre consultas com médicos e dentistas, consultas e visitas do Programa Saúde da Família. Ainda na atenção primária, foram 430.427 exames coletados no último quadrimestre do ano passado.

"O período entre setembro e dezembro de 2020 foi marcado pela retomada dos atendimentos depois de um longo período de isolamento por conta da pandemia", explicou a diretora do Departamento de Rede Básica, Tatiana Mello.

Na atenção especializada, foram ofertadas 48.025 consultas e exames entre os meses de setembro e dezembro, das quais 30.674 disponibilizadas pela Prefeitura e 17.351 pelo Estado. Entre as internações hospitalares, foram 3.492 na Santa Casa e 599 no Hospital Municipal (clínica médica - exclusivo Covid-19).

As unidades de Pronto Atendimento realizaram 178.955 procedimentos no quarto quadrimestre do ano passado, sendo 12.322 de Covid-19. E aplicação de 64.488 doses de vacinações de rotina. Especificamente sobre a Covid-19, foram registrados cinco surtos no período na cidade.