Cultura convoca artistas com obras na Pinacoteca

A Secretaria Municipal de Cultura está iniciando um trabalho de resgate da memória das personalidades que integram a galeria da Pinacoteca de Mogi das Cruzes. Por isso, todos os pintores, escultores, artesãos e ilustradores que assinam obras presentes no acervo do espaço estão sendo convocados, para que concedam entrevistas e falem sobre suas próprias biografias.

A primeira etapa é o preenchimento de um formulário online, em que o artista passa seus dados básicos e também informações sobre a obra que tem na Pinacoteca, como estilo, técnica e dimensões.

A partir disso, a equipe da Pasta vai estabelecer contato com cada um dos artistas e iniciar a apuração de informações sobre vida e obra dos mesmos, para que as biografias possam ser redigidas e compiladas. O objetivo é fazer a salvaguarda da memória artística da cidade, aglutinando e arquivando informações detalhadas sobre cada um dos artistas que compõem o cenário das artes plásticas.

"É um trabalho que visa a preservação e, consequentemente a valorização da nossa memória. Os artistas que têm obras na Pinacoteca são parte inegável da cultura na nossa cidade, portanto é essencial que tenhamos a história de cada um deles devidamente registrada e documentada", destaca a secretária municipal de Cultura, Kelen Chacon.

O prazo máximo para que os artistas preencham o formulário é de 30 de março. No caso de artistas já falecidos, o pedido é para que familiares responsáveis pelo artista assumam a incumbência.

A Pinacoteca está temporariamente fechada, pois recebe obras de reforma e adequação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Cultura 4798-6900.