Segunda dose para os trabalhadores inicia hoje

A Prefeitura de Itaquaquecetuba recebeu, nesta segunda-feira , 1.310 doses de vacina contra a o coronavírus (Covid-19) para a segunda dose dos trabalhadores da saúde e autônomos, e 560 para a segunda dose dos idosos com 90 anos ou mais, todas da CoronaVac. A imunização dos dois públicos começa hoje e terminará na sexta-feira.

Os trabalhadores da saúde devem comparecer novamente na Central da Saúde de Itaquaquecetuba, que fica na rua MMDC, 58, no centro, das 9 horas ao meio-dia. Será obrigatório a apresentação do cartão vacinal dado na primeira dose, CPF e documento com foto que poderá ser a inscrição do conselho.

A vacinação do reforço nos idosos 90 será na UBS Jardim do Carmo, na rua Jaú, 26, Jardim do Carmo), das 8 às 15 horas. Eles também deverão apresentar o cartão vacinal dado na primeira dose, CPF e documento com foto que comprove a idade.

Para entender melhor qual o dia certo para tomar a segunda dose, a Secretaria de Saúde pede que os vacinados no dia 3 de fevereiro compareçam para receber a segunda dose no dia 3 de março. Quem se vacinou no dia 4 de fevereiro, deverá tomar a segunda em 4 de março. Aqueles que receberam a primeira imunização no dia 5 de fevereiro, devem tomar o reforço em 5 de março.

De acordo com o informe técnico da CoronaVac, a segunda dose poderá ser ministrada entre 21 e 28 dias da aplicação da primeira dose. O município está garantindo o retorno em 28 dias exatos da primeira dose. "Lembrando que só recebemos doses para o reforço, ou seja, para quem já tomou a primeira dose. Quem ainda não recebeu a imunização deve aguardar a chegada de novos lotes de vacina. Estamos lutando por isso", explicou o secretário de Saúde, Edson Rodrigues.