Dr. Arnaldo terá 30 leitos para covid; sendo 10 de UTI

Estado confirmou ampliação de leitos para covid no Dr. Arnaldo Pezzuti
Estado confirmou ampliação de leitos para covid no Dr. Arnaldo Pezzuti - FOTO: Divulgação

O Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcante, em Jundiapeba, terá 30 novos leitos para reforçar o atendimento a covid-19 no Alto Tietê. Serão 20 leitos de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O anúncio foi feito na noite de ontem pelo deputado federal Marco Bertaiolli (PSD), que em suas redes sociais confirmou que a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, atendendo ao seu pleito e o da região decidiu criar mais leitos específicos para o combate a pandemia no Alto Tietê. "Vamos continuar trabalhando para dotar a nossa região, o nosso Estado de São Paulo de condições para que juntos possamos enfrentar esta pandemia. Vai passar se Deus quiser", afirmou o deputado.

O prefeito Caio Cunha também usou as redes sociais para se manifestar a respeito dizendo que desde o ano passado pede a implantação de novos leitos em Mogi: "Esses 10 novos leitos de UTI nos darão um fôlego, mas infelizmente isso só acontecerá daqui a 10 ou 20 dias. Que Deus nos abençõe!".

Ainda na tarde de ontem, a Prefeitura de Mogi informou que há a possibilidade real de abertura de mais cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Municipal Pref. Waldemar Costa Filho, no distrito de Braz Cubas. A informação foi passada pelo prefeito Caio Cunha juntamente com o secretário de Saúde Henrique Naufel.

A entrevista coletiva foi realizada pela internet e foi direcionada a veículos de imprensa da região do Alto Tietê. Participaram, além do prefeito e do chefe da pasta de Saúde, a vice-prefeita Priscila Yamagami (Pode). O tema central foi o decreto municipal assinado anteontem e que colocou a cidade sob as regras da Fase 1 (Vermelha) do Plano São Paulo, com a inclusão de igrejas, templos e escolas entre as atividades com proibição de público presencial.

O secretário Naufel, por sua vez, informou que o município vem buscando ininterruptamente o aumento da oferta de leitos de alta complexidade para atender a crescente demanda das últimas semanas, e que há a possibilidade de mais cinco leitos no Hospital Municipal no distrito de Braz Cubas. "Estes leitos seriam instalados no setor onde são realizados os exames de endoscopia, que já contam com uma infraestrutura básica para a ventilação e oxigenação de pacientes. Então, não será uma tarefa tão difícil. Até o final da semana poderemos ter uma resposta definitiva sobre este assunto", concluiu.

O Estado deve detalhar melhor hoje a ampliação de leitos no Dr. Arnaldo, incluindo prazo para ocorrer.