Idosos recebem segunda dose durante este final de semana

Secretário de Saúde do Estado Gorinchteyn recebeu secretário Naufel de Mogi
Secretário de Saúde do Estado Gorinchteyn recebeu secretário Naufel de Mogi - FOTO: Divulgação

Mogi aplica segunda dose para idosos com 85 anos ou mais neste final de semana. O município recebeu novas grades da vacina Coronavac do Governo do Estado, nesta tarde de quinta-feira (04/03), possibilitando a ampliação do atendimento da segunda dose.

Nesta sexta-feira (05/03), não haverá vacinação contra a Covid-19 nos Postos de Saúde. A aplicação de primeira doses será retomada na próxima semana.

A segunda dose para idosos com 85 anos ou mais e trabalhadores da saúde vacinados entre os dias 6 e 12 de fevereiro será aplicada neste sábado e domingo. No sábado (06/3), serão realizados dois drives-thru, um no bairro do Mogilar e outro em Jundiapeba, com atendimento exclusivo de idosos; além de 10 postos fixos para vacinação dos profissionais.

No domingo (07/3), a Secretaria Municipal de Saúde repetirá os esquemas de drive-thru para complementar a vacinação dos grupos. Nos dois dias, o horário de atendimento será das 8 às 15 horas e os documentos obrigatórios serão CPF, RG (ou documento com foto) e comprovante da vacinação na primeira dose.

"O comprovante é obrigatório e não poderemos atender as pessoas que eventualmente compareçam sem ele", alerta a chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal, Lilian Peres Mendes. Em caso de perda, é necessário o paciente imprimir a segunda via no aplicativo "Poupatempo Digital".

Quem tiver alguma dúvida pode entrar em contato pelo SIS 160 ou no 4798-6701.

Novos leitos

Nesta quinta-feira (04/03), o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel, foi recebido pelo secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, com quem teve a confirmação da abertura de uma ala para tratamento de Covid-19 no Hospital Dr. Arnaldo Pezzutti Cavalcanti. "Estive com o secretário estadual, que me confirmou a abertura de 30 novos leitos no Dr. Arnaldo: 10 leitos de UTI e 20 de enfermaria. Além disso, levei a ele o pedido para custeio de novos leitos de terapia intensiva que pretendemos abrir no Hospital Municipal", informou. O esforço do município é para garantir rápida ampliação de leitos diante da alta na ocupação registrada nos últimos dias na cidade.

O assunto já foi revelado durante uma entrevista coletiva dada pelo prefeito Caio Cunha e o secretário de forma online à imprensa na última quarta-feira. E sobre o Dr. Arnaldo Pezzute Cavalcante, o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) já havia antecipado o anúncio sobre a ampliação dos leitos na unidade. O prefeito Caio Cunha também comentou nas redes sociais afirmando que era uma reivindicação antiga da cidade desde o ano passado. E que esperava que fosse logo porque a implantação dos novos leitos para a covid-19 poderia demorar de 10 a 20 dias para acontecer e desafogar o sistema de saúde de Mogi das Cruzes. A cidade entrou na fase vermelha nesta semana por meio de um decreto do prefeito quando a ocupação dos leitos atinge o limite máximo permitido. Foi a primeira cidade do Alto Tietê a ir para a fase vermelha com restrições.