Fase vermelha começa hoje e segue até 19 de março

Fase vermelha vai afetar parte do comércio da região
Fase vermelha vai afetar parte do comércio da região - FOTO: Mogi News/Arquivo

A fase vermelha do Plano São Paulo de retomada econômica, a mais restritiva desde início da pandemia de coronavírus (Covid-19), iniciou à meia-noite de hoje e segue até dia 19. Com essa normativa em vigor, parte do comércio vai parar de funcionar, alguns podem atender os clientes apenas pelo sistema delivery, enquanto os serviços essenciais permanecem em funcionamentos.

Os estabelecimentos de alimentação são os que mais vendem por meio do modelo delivery, sejam lanches, pratos e até mesmo doces de confeitarias. Para outros empreendedores, o sistema delivery não gera benefícios e nem mesmo permite que as vendas continuem durante a interdição das atividades presenciais.

Conforme publicado na edição anterior no Mogi News, um dossiê do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio) revelou que mais de 230 estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços fecharam as portas definitivamente na região central de Mogi desde o início da pandemia.

O levantamento foi apresentado à Prefeitura e Câmara junto aos pedidos de flexibilizações para funcionamento dos estabelecimentos. Grande parte dos comerciantes ainda tentam se manter ativos após meses de baixas.

A determinação da reclassificação de toda a região para a fase vermelha do Plano São Paulo foi anunciada pelo governo do Estado na quarta-feira anterior. Podem funcionar apenas os serviços de Saúde, Alimentação (supermercados, padarias e açougues), Segurança, Comunicação, Serviços Gerais, Logística e Abastecimento.