Primeira parcela do IPTU 2021 vence a partir de segunda-feira

Pagamento do tributo poderá ser feito na semana que vem em qualquer agência bancária autorizada do país
Pagamento do tributo poderá ser feito na semana que vem em qualquer agência bancária autorizada do país - FOTO: Divulgação/PMMC

A primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2021 vence a partir da próxima segunda, terça e quarta-feira, dependendo do endereço do imóvel e conforme informado no carnê. As datas também valem para vencimento da parcela única, que dá direito a um desconto de até 10% no valor do imposto.

Se algum contribuinte ainda não recebeu o carnê, é possível solicitar a segunda via no site da Prefeitura https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/servico/impostos-e-taxas/iptu-2-via-de-conta ou nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).

O pagamento do IPTU poderá ser feito em qualquer agência bancária do país dos seguintes bancos autorizados: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Itaú, Mercantil do Brasil, Bradesco e Banco Cooperativa Sicredi, além das casas lotéricas, internet banking e aplicativos.

O pagamento à vista possibilita um abatimento de 5%, mas quem estava em dia com o tributo até 1º de novembro de 2020 tem direito a mais 5%, totalizando a dedução de 10%.

Quem optar pelo parcelamento poderá dividir em até dez vezes, de março a dezembro. As datas específicas de vencimento são informadas nas folhas dos carnês e também estão disponíveis no site https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/public/site/doc/20210114174645600
09fa57d0b0.pdf.

Elas variam de acordo com o CEP da propriedade para organizar os dias de pagamento e evitar longas filas em agências bancárias e casas lotéricas.

Caso necessário, para imprimir a segunda via das parcelas, neste site, é necessário preencher o formulário com os dados do imóvel (que constam da primeira página do carnê do IPTU dos anos anteriores) e o número do CPF do proprietário.

Para saber sobre o serviço, acesse https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/servico/impostos-e-taxas/iptu-2-via-de-conta. Se preferir, o contribuinte também pode acessar a Carta de Serviços, na opção "Impostos e Taxas" e depois "IPTU: 2ª via de conta".

Não houve aumento real de IPTU em 2021 - apenas uma atualização inflacionária de 3,92%, que se faz necessária para cumprimento da legislação em vigor e das metas orçamentárias estabelecidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal.