DAEE vai iniciar limpeza nos córregos de Poá e Suzano

Processo para os dois rios recebeu licença ambiental
Processo para os dois rios recebeu licença ambiental - FOTO: Daniel Carvalho/Mogi News

O Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo (DAEE) informou que os trabalhos no córrego Itaim em Poá, juntamente com as ações no rio Guaió em Suzano já receberam as licenças ambientais necessárias e poderão ter início nas próximas semanas.

Há aproximadamente duas semanas, o DAEE informou que as ações no córrego do Itaim aguardavam a aprovação de licenças ambientais para a remoção e destinação do material a ser extraído do córrego. Com a liberação, a expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos em até nove meses.

A informação também dá conta do fim dos trabalhos de limpeza e desassoreamento do rio Jaguari, no limite entre Suzano e Itaquaquecetuba. Segundo o órgão do governo estadual, foram retirados cerca de 13,5 mil m³ de detritos do leito do rio, com o objetivo de evitar o transbordamento das margens e alagamentos em bairros e comunidades.

Segundo o DAEE, os contratos de financiamento para projetos de obras junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) que foram assinados em dezembro de 2020 estão em fase administrativa para o início do processo de licitação. "Os projetos incluem os serviços de limpeza, desassoreamento e desobstrução no rio Tietê nos chamados Lotes 4.5 e 5, compreendidos entre os limites de Mogi das Cruzes e Biritiba Mirim, e em ambas as cidades", explicou por meio de nota.

Mogi

Em fevereiro as equipes da Prefeitura de Mogi das Cruzes realizaram intervenções no córrego do Gregório e no córrego dos Corvos para efetuar a limpeza e remoção de entulhos dos dois mananciais.