Jd. Quaresmeira pode ganhar escola para 800 estudantes

Unidade será voltada para estudantes do Ensino Fundamental II e Médio
Unidade será voltada para estudantes do Ensino Fundamental II e Médio - FOTO: Wanderley Costa/Secop Suzano

Suzano pode ganhar uma nova escola no Jardim Quaresmeira, após pedido feito anteontem pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) ao governo do Estado. A expectativa é que haja uma unidade que atenda os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio integral, contemplando pelo menos 800 alunos. O projeto tem apoio do deputado estadual André do Prado (PL) e segue para avaliação da Secretaria de Estado de Educação.

Em reunião realizada por meio de plataforma virtual com a equipe técnica do governo estadual, a gestão municipal apresentou o pedido, com possíveis soluções para construção, como a concessão de uma área de 5,5 mil metros quadrados, que fica na rua Antonio Cirino, atrás da Escola Municipal Vera Lúcia Miranda, inaugurada em fevereiro do ano passado.

O projeto deverá ser desenvolvido com recursos do Fundo para Desenvolvimento da Educação (FDE) para criação da escola, que terá 20 salas de aula e capacidade para receber 800 alunos da região. "A nova instituição será voltada aos alunos do Ensino Fundamental II e Médio, oferecendo modalidade de educação integral, com atividades práticas, esportivas e culturais visando oferecer aos jovens uma jornada de estudos ampliada, de até nove horas e meia", sugeriu o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini.

O encontro, que também contou com a participação do secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis José Vieira, buscou avançar com o assunto junto ao representante da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Vicenzo Carone, e por membros da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), do Patrimônio do Governo do Estado e do FDE.

De acordo com Bassini, a região já conta com duas escolas municipais, uma destinada a atendimento de creche e pré-escola e outra para alunos de 4 a 5 anos (G4 e G5). A expectativa é que a cobertura seja aprimorada com a nova unidade estadual. Segundo ele, os moradores das redondezas do bairro agora terão mais uma opção para receber educação de qualidade.

Por fim, o prefeito agradeceu o apoio do deputado estadual André do Prado e a atenção do governo do Estado, em nome do secretário Rossieli soares. "Fizemos o pedido, que seguiu para estudo. Há grandes chances de a licitação ocorrer ainda neste ano, sequenciada pela construção. Serão três escolas próximas, contemplando o aluno desde a educação infantil até o ensino médio. Agradeço o apoio de todos", concluiu