Mogi retoma a aplicação da 1ª dose com drive-thru permanente

Drive thru da vacinação contemplará idosos de 77 anos ou mais
Drive thru da vacinação contemplará idosos de 77 anos ou mais - FOTO: Mogi News/Arquivo

Mogi das Cruzes retoma a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (10/03) com drive-thru permanente no Pró-Hiper. O horário de atendimento será das 9 às 15 horas e o público assistido nesse momento serão idosos de 77 anos ou mais e os estoques são limitados pois, até o momento, o município recebeu apenas 78% do total de doses necessárias para esse público-alvo.

Também nesta quarta-feira (10/3) a vacinação será realizada para o mesmo público-alvo em 11 unidades, das 8 às 16h30. São elas: Braz Cubas, Jardim Camila, Santa Tereza, Ponte Grande, Jundiapeba, Vila Natal, Vila Suíssa, Sabaúna, Santo Ângelo, Taiaçupeba e Biritiba Ussu. Nas duas estratégias, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá a distribuição de senhas para atendimento conforme doses disponíveis.

Nas unidades da Estratégia Saúde da Família, o atendimento será aos idosos cadastrados nas áreas de abrangência

Novos leitos

A Prefeitura de Mogi das Cruzes concluiu ontem a montagem de 7 dos 15 novos leitos de terapia intensiva Covid-19 no Hospital Municipal. Com isso, a unidade passa a contar com 61 leitos de UTI para pacientes com o novo coronavírus, dos quais 56 já estavam ocupados, o que representa 91% de ocupação.

Os outros 8 novos leitos de UTI Covid anunciados no final da semana passada pelo prefeito Caio Cunha, após reunião no Palácio dos Bandeirantes, devem ser instalados de forma gradativa. Serão quatro na próxima semana e quatro na semana seguinte, conforme programação de chegada de novos monitores e ventiladores.

Paralelamente, a equipe técnica preparada também a instalação dos novos leitos de enfermaria. No total, serão 50, dos quais pelo menos 26 devem ocupar consultórios e outras áreas internas do Ambulatório de Especialidades, e os demais, possivelmente, no segundo andar da UnicaFisio, anexo ao Hospital Municipal.

"Estamos verificando a melhor estratégia para ampliação das redes de oxigênio e também outros recursos necessários para ampliarmos atendimento conforme a demanda", adiantou o secretário, Henrique Naufel.

Segundo ele, a empresa responsável pelo fornecimento de oxigênio fará uma vistoria na unidade para indicar os melhores espaços para as ampliações.

Os 50 novos leitos de Enfermaria serão instalados na área do Ambulatório de Especialidades do Hospital Municipal, com entrada pelo Bloco B, sendo parte na área interna, incluindo consultórios, e parte na área externa. Neste caso, a principal providência em andamento é a locação de tenda de cobertura especializada e demais estruturas de segurança.

Desde a semana passada, o Hospital Municipal tem enfrentando lotação máxima de pacientes em função da alta nos casos registrada na cidade e também em todo o Estado. Embora nenhum paciente tenha ficado sem atendimento, a situação preocupante levou a Prefeitura de Mogi a adotar medidas de restrição mais rigorosas como o decreto que colocou a cidade na Fase Vermelha.