Hospital Regional atinge 100% de ocupação dos leitos

Regional tem uma das situações mais delicadas
Regional tem uma das situações mais delicadas - FOTO: Divulgação

Os leitos exclusivos para internação de pacientes com coronavírus (Covid-19) do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, Doutor Osiris Florindo Coelho, estão com ocupação de 100%. De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde, outras unidades que atendem a região também registraram ocupação no limite até a noite de ontem.

As mais recentes atualizações com índices de ocupação dos leitos para tratamento de pacientes com sintomas da Covid-19 no Alto Tietê apontam para um cenário de colapso do sistema de Saúde. De acordo com o boletim dos hospitais, já não há mais vagas em algumas unidades e os três regionais que atendem a população da região já trabalham com a capacidade no limite.

O caso mais grave é do Hospital Regional de Ferraz, onde os 26 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 12 de enfermaria estão completamente ocupados. Qualquer paciente que se desloque até o local em busca de atendimento poderá enfrentar dificuldades em caso de emergência. Ainda que as taxas de ocupação variem no decorrer do dia em virtude de fatores como altas, óbitos ou transferências para leitos de enfermaria ou UTI, a unidade já opera próximo da capacidade máxima há alguns dias.

Em Mogi das Cruzes a situação também é alarmante, todos os 33 leitos de UTI do Hospital Luzia de Pinho Melo se encontravam ocupados nesta quarta-feira. Na enfermaria da unidade de Saúde mogiana os 46 leitos de enfermaria estavam com ocupação de 87%.

* Texto revisado pelo editor