Hospital Dr. Arnaldo terá 30 leitos covid-19 na segunda

Os novos leitos que estão prontos para funcionar e receber pacientes do Alto Tietê
Os novos leitos que estão prontos para funcionar e receber pacientes do Alto Tietê - FOTO: Divulgação/Secop

O prefeito Caio Cunha (Pode), juntamente com o secretário Henrique Naufel e o presidente do Condemat, Rodrigo Ashiuchi, esteve no Hospital Dr. Arnaldo Pezzutti Cavalcanti, nesta quinta-feira (11/03), num encontro com representantes do Governo do Estado, que confirmaram a instalação de 30 leitos Covid-19 (10 de UTI e 20 de Enfermaria). A instalação começa na segunda-feira (15) e os leitos devem estar disponíveis para atendimento a partir de quarta (17/03).

Em uma segunda etapa, outros 60 leitos Covid-19 devem ser instalados no Dr. Arnaldo. Deste total, metade pode ser convertida em terapia intensiva caso haja a necessidade. "Essa ação é fruto dos insistentes pedidos da Prefeitura de Mogi das Cruzes e do Condemat ao Governo do Estado pela ampliação da oferta de leitos no Alto Tietê", ressaltou o prefeito Caio Cunha.

Outra novidade será o apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes e do Estado na implantação de novos leitos Covid-19 na Santa Casa. "A partir de amanhã, teremos 9 leitos de UTI e 48 leitos de Enfermaria para garantir suporte à demanda crescente em nossa cidade", explica o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel.

Nesta semana, a Administração Municipal concluiu a montagem de 7 dos 15 novos leitos de terapia intensiva Covid-19 no Hospital Municipal. Com isso, a unidade passou a contar com 61 leitos de UTI para pacientes com o novo coronavírus. Outros 8 leitos serão instalados nas próximas semanas, conforme programação de chegada dos monitores e ventiladores.

Também está em andamento a implantação de novos leitos de enfermaria no Hospital Municipal que, neste momento, aguarda pela ampliação da rede de oxigênio pela empresa responsável. Inicialmente, serão mais 30 leitos de enfermaria que devem ocupar consultórios e outras áreas internas do Ambulatório de Especialidades, podendo chegar a 50.

Nesta quinta-feira (11/03), Mogi das Cruzes atingiu 100% de ocupação dos leitos de UTI e Enfermaria Covid, incluindo hospitais públicos e privados da cidade. O Hospital Municipal está operando acima da sua capacidade, mas garantindo atendimento a todos os pacientes. Somente nesta manhã, 62 fichas de atendimentos foram abertas no Pronto Atendimento e haviam 144 pessoas internadas (63 em terapia intensiva e 79 em enfermaria Covid. A informação foi repassada pela Secretaria de Estado de Saúde ao prefeito Rodrigo Ashiuchi, durante visita técnica realizada nesta quinta-feira (11/03) na unidade.

Por fim, Ashiuchi agradeceu o empenho de todos e reforçou o pedido de cuidados por parte da população. "Estamos em um cenário pandêmico preocupante. Muitas cidades atingiram 100% de ocupação em seus hospitais. Estamos buscando mais leitos, mas é muito importante a conscientização de todos. Usem máscaras e álcool em gel e pratiquem o distanciamento social. Estamos focados em amenizar os impactos da pandemia, contudo precisamos da união de todos. Estamos com a campanha de vacinação a todo vapor. Se cuidem, que logo sairemos dessa", concluiu Ashiuchi, que preside também o Condemat.